Se você estava animado com a notícia das contas verificadas, pode ficar ainda mais feliz. A plataforma de mensagens anunciou que não se trata apenas de novos recursos para negócios, e sim um WhatsApp para empresas.
Em nota, o diretor de operação do WhatsApp, Matt Idema falou sobre como o novo aplicativo pode aprimorar a comunicação entre empresas e clientes: “O WhatsApp simplificou a comunicação para as pessoas no mundo todo. Agora, queremos aplicar a mesma abordagem ao levar negócios para o WhatsApp de maneira que crie valor para as pessoas. Estamos entusiasmados em tornar possível conectar pessoas a empresas de maneira rápida e pessoal”.
WhatsApp para empresas: como usar o aplicativo a favor do seu negócio
Ainda em fase de teste, o banco Itaú é uma das primeiras empresas brasileiras a experimentar a novidade. Mesmo com a data de abertura não divulgada para as outras empresas, vale a pena começar a pensar em como usar o aplicativo de forma eficaz. O primeiro passo é você ter um chip, ou até mesmo um celular, só para o trabalho; assim não mistura contatos pessoais com profissionais.
Você possui o número do celular de clientes e leads? Se sim, ótimo. Caso não, você precisa conseguir essas informações. Aproveite para pedir esse dado a mais em cadastros e campanha de leads. Porém, não mande mensagens sem a permissão dos usuários, pergunte claramente se você pode usar o recurso para entrar em contato com eles.
Para os clientes fidelizados, você pode mandar um e-mail falando sobre a novidade e perguntando se eles têm interesse em ter esse tipo de comunicação com a sua empresa.
Uma outra dica, é deixar claro qual a situação com cada contato. Por exemplo, “Letícia, se mostra interessada em certo produto”, já “Rogério é um cliente fiel e gosta de receber novidades”. Dessa maneira, fica mais fácil saber qual tipo de conteúdo você deve mandar para cada um.
O aplicativo não é só para vender
O cliente que receber apenas promoções sobre serviços e produtos, pode se cansar e até bloquear a sua empresa. O ideal é usar uma estratégia de marketing de conteúdo, enviar algo interessante e trabalhar como nas outras mídias sociais.
Além disso, você pode usar o aplicativo para passar informações úteis. Como explicar detalhes de um produto ou serviço, receber críticas e informações, fazer orçamentos, receber pedidos de delivery, confirmar horário de um serviço, etc.
Se você quiser saber mais sobre os recursos que vão englobar o WhatsApp para empresas, veja o artigo “WhatsApp testa contas verificadas para usuários corporativos”.
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