As tendências determinam como as redes sociais vão se comportar nos próximos tempos. Quem trabalha com a criação de conteúdo deve se manter atento a elas, a fim de se adaptar e manter seu conteúdo em alta.
Para você que é atleta e influenciador esportivo, listamos 20 tendências que vão estar em alta na plataforma em 2023 e que merecem atenção. Confira a seguir.
1 – Mais conteúdo recomendado
O Instagram testou recentemente a recomendação de conteúdo de contas que o usuário não segue. Embora a iniciativa não tenha sido bem recebida, a plataforma está aprimorando o algoritmo de recomendação para trazer a função de volta.
A tendência é que ao acessar o Instagram vejamos cada vez mais a apresentação desses conteúdos.
Para os influenciadores, isso aumenta a chance de que seu conteúdo chegue a mais pessoas.
2 – Redução de conteúdo “tóxico”
O Instagram vem trabalhando no aprimoramento da ferramenta “palavras ocultas”, a fim de dificultar a postagem de discursos de ódio no aplicativo. Além disso, tem facilitado o bloqueio de haters, inclusive fazendo o bloqueio de contas futuras criadas pelos infratores.
3 – Anúncios interativos
Os anúncios do Instagram estão cada vez mais interativos. Agora a plataforma utiliza a Realidade Aumentada para criar experiências mais imersivas e permitir que os usuários experimentem os produtos de forma virtual.
Com isso, as empresas conseguem inspirar as pessoas a interagirem cada vez mais com seus produtos.
4 – Maior presença da IA
Você já deve ter percebido que a Inteligência Artificial (IA) tem marcado cada vez mais presença na plataforma, não é mesmo!? E isso deve continuar acontecendo.
O uso dos avatares é um bom exemplo disso, e deve continuar em alta durante 2023.
5 – Duetos no Reels entre marcas e influenciadores
Os vídeos de duetos começaram a fazer sucesso no Tik Tok e aos poucos também viralizaram no Instagram. Esse formato costuma ter uma alta aceitação do público e por conta disso, é uma excelente estratégia para vídeos entre marcas e influenciadores.
6 – Conteúdo com foco no real time
Essa tendência começou a nascer em 2022, quando os influenciadores passaram a publicar conteúdos com uma cara mais “amadora”, porém sem perder o real time, ou seja, o momento em que determinado assunto está em alta.
Dessa forma, o que podemos aprender é que embora o conteúdo esteticamente bonito seja importante, as pessoas também estão cada vez mais receptivas ao que não está tão impecável, mas representa a realidade e aborda temas quentes naquele momento.
7 – Metaverso
O Metaverso é uma proposta que deve continuar com grande impacto no grupo Meta. O Instagram deve adicionar novas formas de criação de conteúdo ao longo de 2023, incluindo formatos de postagens AR e 3D, maior integração da arte NFT e outros formatos de conteúdo que podem ser exibidos no App.
Uma das novidades já disponíveis na rede é a opção de colecionáveis digitais.
8 – Ferramentas para facilitar a criação de conteúdo
No Reels, já podemos observar um aprimoramento das ferramentas de edição, incluindo modelos prontos para uso. Devem surgir outras funções nesse sentido. Um exemplo é a facilitação no compartilhamento de postagens de terceiros no feed, sem a necessidade de utilizar aplicativos externos.
9 – Vida real e autenticidade
A plataforma deve lançar recursos para proporcionar experiências mais autênticas, assim como vem sendo proporcionado pelo app BeReal, que se tornou febre no mundo em 2022.
O objetivo é que os usuários compartilhem cada vez mais conteúdos espontâneos e não editados, ao invés de imagens super produzidas.
10 – Conteúdo por assinatura
O recurso de assinatura de conteúdos, oferece exclusividade para acessar fotos e vídeos dos criadores. Essa função já foi liberada nos Estados Unidos e também deve ser liberada aqui no Brasil em 2023.
Com essa nova opção, a monetização de conteúdos pode ser ampliada. Os influenciadores podem subir conteúdos que serão acessados exclusivamente por quem paga por eles, da mesma forma que acontece em plataformas como Spotify, Onlyfans e outras.
11 – Alto desempenho para conteúdo carrossel
As pesquisas mostram que o conteúdo no formato carrossel é o que gera maior número de salvamentos. Essa reação é considerada fator número 1 no ranking de importância do algoritmo. Ou seja, quando os usuários salvam com frequência um conteúdo, a plataforma entende que ele é realmente relevante.
Portanto, uma boa dica para os influenciadores esportivos em 2023 é investir nesse formato, entregando informações de qualidade para sua audiência.
12 – Music Branding
As músicas tem grande relevância para o engajamento e alcance dos vídeos publicados no Reels. Por conta disso, a estratégia deve ser cada vez mais valorizada. Inclusive, com a possibilidade de inserir música na foto do perfil, algo que deve estar disponível em breve.
Dessa forma, quando marcas e influenciadores acessam o perfil dos seus seguidores,os conseguem ter uma noção do estilo musical que representam sua persona.
13 – Reels mais curtos e mais velozes
As pesquisas mostram que o Reels gera cerca de 40% a mais de engajamento para as marcas. Além disso, nos últimos 15 anos, o tempo médio de atenção das pessoas caiu de 12 para 8 segundos.
Dessa forma, a tendência é que os vídeos se tornem cada vez mais curtos e velozes.
14 – Mais anúncios
A tendência é que as marcas invistam cada vez mais em anúncios para complementar o crescimento orgânico. Isso se deve, principalmente, à competitividade por espaço nas redes.
15 – Stories + Reels
Os Stories devem continuar como o formato de conteúdo mais popular no Instagram e isso deve ser aproveitado para o compartilhamento dos conteúdos do Reels. Com isso, é possível gerar um maior alcance.
16 – Tendências das redes vizinhas
Como já vem acontecendo, o Instagram deve continuar replicando tendências que crescem nas redes vizinhas, como Tik Tok, Be Real, Twitter, etc. Por isso, para quem trabalha com criação de conteúdo, é interessante ficar atento ao que acontece nesses outros canais.
17 – Mais interação via direct
Recentemente, o Instagram liberou a opção de integrar nas publicações feitas no feed, o botão de mensagem. Com isso, a tendência é que o foco de interação passe para o direct, aumentando a conexão entre influenciadores e sua audiência.
18 – Compras pelo Instagram
Também deve aumentar significativamente o número de usuários que fazem compras pelo Instagram. Principalmente, devido a integração de ferramentas de pagamento, o que deve ocorrer nos próximos meses.
19 – Todo mundo quer marcar presença no Explorar
O foco dos criadores de conteúdo e das marcas passa a ser colocar seus conteúdos no explorar. Em geral, os formatos que mais aparecem por lá são Reels, Carrossel e fotos reais.
20 – Maior destaque para criadores de conteúdo
De acordo com estudos recentes, quatro em cada cinco usuários da Geração Z consideram que os criadores têm mais influência na cultura do que as celebridades tradicionais.
É por isso que a plataforma tende a priorizar cada vez mais ferramentas que favoreçam os criadores de conteúdo, como a ampliação da monetização que já vem acontecendo desde 2022.
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