O TikTok é uma das redes sociais mais baixadas do mundo em 2022. Somente no primeiro trimestre deste ano foram 175 milhões de downloads. Estima-se que mais 755 milhões de pessoas utilizem a rede social por mês durante o ano de 2022.
Com tamanho impacto, tem aumentado cada vez mais o número de influenciadores digitais utilizando a rede como forma de divulgar seus conteúdos e gerar renda.
Mas, você sabe como monetizar o TikTok? Já pensou em utilizar a plataforma como ferramenta de trabalho? Neste artigo, nós mostraremos como funciona a monetização na rede social.
TikTok Creator Fund
No ano de 2020, o TikTok lançou um fundo com o objetivo de remunerar os influenciadores da plataforma, o Creator Fund.
Inicialmente, a plataforma foi disponibilizada para os usuários dos EUA e posteriormente, da Europa. Até 2023 deve estar disponível para todo o mundo.
O principal objetivo do Creator Fund é incentivar os criadores de conteúdo a utilizarem a plataforma, oferecendo recompensas para isso.
Para ganhar dinheiro por meio do fundo com a postagem de vídeos no aplicativo, é preciso que os usuários atendam alguns requisitos. Algo parecido com o que acontece no Youtube e no Instagram, por exemplo.
Para se inscrever, o criador de conteúdo precisa atingir um bom engajamento na plataforma.
Além de ser maior de 18 anos, deve ter o mínimo de 10 mil seguidores, postar conteúdos originais conforme as diretrizes do aplicativo e ter obtido, no mínimo, 10 mil visualizações nos 30 dias que antecedem a inscrição.
Com relação aos pagamentos, são considerados fatores como a exibição do conteúdo, autenticidade, engajamento, região em que ele foi mais visto, o total de perfis participantes do fundo, diretrizes da comunidade e termos de serviço. Por conta disso, os valores podem variar.
De acordo com a própria plataforma, esse fundo é dinâmico e variável. O dinheiro pode ser acessado em cerca de três dias e fica disponibilizado no painel do usuário. Posteriormente, pode ser transferido via Paypal.
Outras formas de monetizar com o TikTok
As formas de gerar lucro com o TikTok vão além do Creator Fund. Graças ao crescimento da rede social e, principalmente, ao seu potencial de viralização, marcas e empresas de todos os segmentos têm visto na plataforma uma boa oportunidade para divulgar seu trabalho.
Isso é muito positivo, já que amplia as oportunidades dos influenciadores digitais de monetizarem o seu trabalho com criação de conteúdo.
Além disso, não são apenas os grandes influenciadores que conseguem ganhar, micro e nano influenciadores também têm seu espaço e podem utilizar o TikTok profissionalmente.
A seguir, falamos um pouco mais sobre as formas de monetizar o TikTok.
Lives
As Lives do TikTok também podem ser monetizadas. Para isso, é necessário que o influenciador tenha pelo menos mil seguidores em seu perfil e que utilize uma ContaPro.
A partir disso, é possível realizar transmissões ao vivo onde os seguidores têm a opção de recompensar o criador de conteúdo utilizando o ícone de presente, que envia rubis para ele. Rubis são as moedas do TikTok que podem ser convertidas em dinheiro real.
As moedas concedidas pelos telespectadores das lives ficam na aba “saldo”.
Patrocínios e Marketing de Influência
Assim como o Instagram, o TikTok é um excelente canal para trabalhar com marketing de influência e recebimento de patrocínios. A diferença é que, enquanto na plataforma vizinha existe maior variedade de formatos de conteúdos, por lá, é necessário investir na criação de vídeos.
O potencial de engajamento no TikTok é muito grande, assim como a possibilidade de viralização de vídeos. É por isso que as marcas estão cada vez mais em busca de influenciadores que as representem na plataforma, ampliando a divulgação de seus produtos, serviços ou ideias.
O trabalho com marketing de influência no TikTok funciona nos mesmos moldes do Instagram. São firmadas parcerias entre os influenciadores e as marcas onde são definidos os conteúdos a serem produzidos, frequência, etc.
Uma marca pode pagar um influenciador para a criação de um único vídeo, de um pacote de vídeos, ou ainda, definir um patrocínio para que esse criador de conteúdo a represente durante um prazo estabelecido.
Mas, como chamar a atenção das marcas criando conteúdo no TikTok?
Como criar bons conteúdos para o TikTok
Antes de começar a criar vídeos para a plataforma, é fundamental conhecer o seu público-alvo para entender o que ele gosta de ver e quais os tipos de conteúdo com os quais costuma interagir. Além disso, é importante criar vídeos sobre temas que você domina e gosta.
A criatividade é fundamental para conseguir se destacar no TikTok. Além disso, é importante utilizar uma câmera com boa qualidade para as filmagens, cuidar da iluminação e mostrar espontaneidade diante da câmera.
Participar de desafios, trends, utilizar músicas e hashtags que estão em alta é uma forma de conseguir aproveitar a onda para ganhar engajamento no perfil.
Os tipos de vídeos que mais fazem sucesso no TikTok são:
- Vídeos rápidos e impactantes;
- Vídeos com conteúdo original para o TikTok, ou seja, que não são aproveitados de outras plataformas;
- Desafios do TikTok;
- Vídeos engraçados;
- Vídeos de coreografias;
- Histórias curtas e engraçadas;
- Vídeos fofos de animais de estimação.
Dicas para trabalhar com marketing de influência no TikTok
- Crie conteúdos curtos, mas que entreguem uma mensagem útil e relevante para o seu público-alvo;
- Publique conteúdos de forma regular;
- O vídeo precisa ser bom, mas a legenda também merece atenção;
- Conecte o perfil do TikTok a outras redes sociais para ampliar a divulgação do canal;
- Interaja com sua comunidade de seguidores;
- Torne o seu perfil interessante para quem te segue;
- Utilize as ferramentas de análise para avaliar o desempenho e buscar melhorias;
Não tente fazer mil e uma coisas diferentes, foque no seu nicho e utilize a criatividade para diversificar os conteúdos falando sobre o seu nicho.