Sempre estão falando sobre a importância de ter um blog, criar conteúdo relevante, usar mídias nos artigos, mas esquecem de algo importante: o link building. Essa técnica é essencial para a estratégia de SEO ser efetiva e o site estar bem ranqueado no Google. Basicamente é o meio para mostrar a autoridade e aumentar a popularidade de um site, através de links externos que apontam para o domínio.
Link Building é usado há anos, antes mesmo do termo SEO se popularizar. O Google entendia que qualquer site que obtivesse um grande número de links externos deveria estar no topo da pesquisa. Sites mal-intencionados conseguiam se posicionar bem, mesmo com links externos de baixa qualidade, e que muitas vezes não tinha sequer relação com o conteúdo. Na época, a experiência do usuário era péssima em alguns sites, que colocavam links em todos os espaços possíveis da página.
Hoje – ainda bem – não é qualquer link que ganha pontos com o Google. É preciso “suar” para conseguir um link building de sucesso. Os sites que apontam para o domínio precisam ser confiáveis, e o texto âncora necessita estar de acordo com o link. O contexto também é avaliado pelo Google, ou seja, o entorno onde o link está inserido.
Seja indicado por bons sites
Como disse anteriormente, os mecanismos do Google enxergam a relevância do site que linkou para o conteúdo. Cada site tem o seu valor, e há um boato que domínios mais antigos possuem mais mérito.
Imagine que um blog qualquer, que não tem muitos acessos e conteúdo relevante, aponta para o seu site. Legal, você ganhou um backlink, porém não terá agregado muito valor. Mas se um grande portal de notícia, como por exemplo o G1 ou a Folha de São Paulo, linkar para o seu site você ganhará muitos pontos com o Google.
Quanto mais links apontarem para o seu site, melhor. A quantidade é importante, mas a qualidade também não pode ser deixada de lado. Isso significa que o site estar linkado em qualquer lugar pode até ser negativo. É preciso tomar cuidado.
O meio para conseguir ser linkado por um site relevante é o conteúdo. Foque em algo de qualidade e trabalhe para ser autoridade em um assunto, assim outras páginas da internet vão usar o seu site como referência. A periodicidade também é importante, esteja ativo sempre que possível e mostre que está por dentro das tendências do seu segmento.
Outra medida, é linkar diversos sites. Você publicou um conteúdo sobre alimentação saudável, pode aproveitar e citar algum outro site que tenha domínio no assunto. Essa é uma forma de chamar atenção de outros sites. Assim como o Instagram onde os usuários “trocam likes”, os sites “troca links”. Porém, não significa que você deve implorar para os sites te linkarem, isso deve acontecer de uma forma natural.
Cuidado com os links nofollow, são links que não agregam em nada para o seu site. Fique atento também com a indexação de uma página. Caso o link estiver em sites em Flash, iFrames e outros, é impossível que os mecanismos consigam indexar.
Posicionamento do link
Antigamente, os sites para conseguirem ser bem colocados inseriam links em qualquer lugar. Com as mudanças, o posicionamento do link passa a ser importante. O meio de um artigo é o lugar que as pessoas mais clicam em um link. Links no rodapé são bem menos clicados.
Esse posicionamento também é relevante para o valor que os mecanismos determinam para aquele link.
Links internos
Além de tentar se posicionar bem em outros sites, a linkagem interna também precisa ser feita por dois motivos.
O primeiro está relacionado com a estratégia de marketing de conteúdo, onde você deve fazer com que o usuário permaneça mais tempo no site e levá-lo até o ponto onde quer chegar, o topo de funil.
Já o segundo, é o fato que ao linkar uma página você dá um ponto para ela e o Google enxerga isso como positivo, principalmente se o seu site é bem visto pelos mecanismos.
Por que apostar no link building para a sua empresa?
Uma das ferramentas mais importantes para a estratégia de SEO dar certo. Junto com o conteúdo relevante, o site da empresa consegue ganhar popularidade, e consequentemente trazer clientes.
Além da parte de atrair consumidores, o link building pode ser importante para o branding. Afinal, a marca ser assimilada a algo positivo e citada por outras empresas e portais de notícias é muito importante para o seu posicionamento.