No primeiro dia da Social Media Week, a palestra Instagram para Atrair Clientes, comandada por Marina Paduin, do Instituto Gente, rendeu boas dicas para quem deseja ter um alcance maior nessa rede social.
Marina apresentou o “problema” do Instagram antes de dar a solução. A questão é que a rede social de fotos está saturada de perfis, muitas pessoas fazendo ou oferecendo a mesma coisa, e assim fica difícil trazer algo diferente. Mas essa dificuldade não significa desistência, é preciso encontrar um meio para se destacar.
O primeiro passo é o posicionamento, segundo a palestrante. Ela cita que há seis tipos de perfis no Instagram: generalista, especialista, autoridade, celebridade, autoridade-celebridade e mito; essa última é o que as marcas devem ser para ter um bom posicionamento. O mito é uma mistura entre autoridade, especialista e celebridade.
Instagram para atrair clientes: uma imagem vale mais do que mil palavras
“Instagram é feito de imagens. A imagem precisa inspirar e educar”, afirma Marina, sobre a importância de levar para as publicações a emoção. Um dos exemplos apresentados, era a imagem de um autor e outra da plateia. A imagem do autor com uma frase gerou muito mais curtidas, e a explicação para isso foi que a foto de uma pessoa conecta e transmite mais emoção.
Para quem deseja usar o Instagram para atrair clientes, precisa entender que está lidando com pessoas e não likes. Essas pessoas têm sentimentos e querem fazer parte de algo. “Muitos acham que Instagram é novela, quando na verdade é uma mesa de bar. Ninguém quer só assistir a algo, todos querem interagir”, explica a palestrante sobre como é importante curtir comentários, respondê-los e dar atenção para os seguidores.
O Stories é uma forma de se aproximar mais com o público e mostrar essa intimidade e interação que eles desejam. Exibir o cotidiano da marca ou da pessoa pública é fundamental para gerar engajamento.
Usar muitas hahstags está fora da moda, mas isso não significa que não devemos usar algumas. Marina dá a ideia de usar as hashtags camufladas nos Stories. Ao tirar uma foto, utilize as partes mais escuras da imagem para inserir as hahstags, mas use as que tem a ver com o seu segmento, não adianta nada utilizar uma hashtag que está bombando, mas que não atrairá o público certo para o seu produto ou serviço.
Melhores dias e horários
Entenda mais sobre os hábitos do seu público para saber o momento certo de publicar, como no exemplo da palestra: “Em uma quarta à noite, dia de jogo, normalmente as mulheres estarão no Instagram. Se o seu público alvo for feminino aposte nesse dia e horário; mas se o público for masculino evite esse dia e horário”.
Na própria análise do Instagram, é possível descobrir quais são os dias e horários que têm mais interações. Além disso, é possível saber quantas curtidas conseguiu durante a semana, impressões (quantas vezes uma imagem ou vídeo foi visualizada), alcance de localização, etc. Todas essas mensurações podem ser avaliadas também para os Stories.
A palestra encerrou lembrando algo muito importante: a bio. O espaço ideal para divulgar os canais de venda. Insira site da empresa, endereço – se tiver local físico-, telefone, número para conversar no WhatsApp, e-mail e o que mais achar válido.
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