Empresas inovadoras: Adidas, Nike e outras marcas “antigas” que entenderam o agora

Imagine uma empresa que foi concebida nove anos depois da Primeira Guerra Mundial e que passou por um processo de divisão quatro anos depois da Segunda Guerra Mundial, em plena Alemanha. Você poderia apostar que essa empresa aparece, em 2017, no ranking das “25 marcas que entenderam o agora”, da Fast Company? Ainda mais ao lado de outras empresas inovadoras como Google (líder da lista), Amazon, Netflix e Facebook, por exemplo?
A resposta provavelmente seria não antes de saber que essa história é da Adidas, reconhecida como uma das marcas mais relevantes mundialmente nas redes sociais, que aposta em influenciadores digitais para marcar presença com seu público, como destaca o Meio e Mensagem na matéria “Marcas do passado que entenderam o futuro”.
Além da Adidas, a 17ª da ranking, quem também aparece no ranking da Fast Company é sua concorrente direta em nível mundial, a Nike, que foi fundada em 1964, que aparece na 13ª posição.

Adidas e Nike: ser esportivo é cool


Duas empresas que nasceram para vender tênis para atletas. A essência não mudou, mas os produtos se tornaram desejos de uma parcela muito maior do público. Fizeram o tênis e os artigos esportivos deixarem de ser algo “necessário” para serem “essenciais”.
Elas souberam utilizar a moda ao seu favor. Antigamente, ir a um restaurante sofisticado exigia marcas tradicionais, mas agora usar um adidas original é considerado cool. A onda de usar artigos esportivos em qualquer ocasião se tornou forte. Até marcas como a Dior e a Gucci apostaram nessa tendência.
O posicionamento das duas atingiu níveis mundiais. Os comerciais de TV de Nike e Adidas marcaram gerações. Aliaram a imagem a astros mundialmente famosos, como Cristiano Ronaldo, Neymar, Lebron James e Russel Westbrook, no caso da Nike, ou Lionel Messi, Paul Pogba e James Harden, no caso da Adidas. Atualmente, investem no meio digital e continuam próximas de seus públicos, entendem o agora e projetam o futuro.
https://www.instagram.com/p/BV09UF_g5Th/?hl=pt-br&taken-by=nike

Outras empresas inovadoras “de décadas passadas” que aparecem na lista

O ranking também conta com outras marcas que já não são consideradas “modernas”, mas que nem por isso deixaram de ser inovadoras com o tempo. A Starbucks, de 1971, que aparece na oitava posição da lista, se posicionou como “um terceiro lugar” para encontros e reuniões. A Disney, de 1923 e 23ª do ranking, que mudou seu conceito apenas de princesas e incorporou produtos relevantes. Marvel e Star Wars são bons exemplos disso. A Disney também anunciou recentemente um serviço próprio de streaming, saindo do Netflix.
Todas as marcas podem se reinventar
Ter uma empresa antiga não significa que ela precisa ser antiquada. Encontre o que o público deseja atualmente. Empresas com posturas sociais, presença digital, inovação tecnológica, conteúdo de qualidade e outros fatores que podem fazer a diferença no seu setor. Para saber mais, envie um e-mail para contato@mvpgroup.com.br.

Que tal uma consultoria sobre a sua marca no mundo digital?

agência MVP
online

E aí, como podemos te ajudar hoje? 😬

Somos especialistas em:
📢 Marketing Digital
🎯 Performance
💎 Criação & Design
💻 Web