Conteúdo de qualidade: a importância dele para o seu blog

Como poderíamos imaginar que um único lugar seria capaz de armazenar tanto conhecimento? A internet é assim repleta de artigos acadêmicos, informações úteis, notícias e, infelizmente, textos rasos.

Quando buscamos algo no Google (ou outro mecanismo de busca) é necessário entrarmos em diversos sites até encontrar o conteúdo de qualidade que irá responder nossas dúvidas.
Ao transportar esse assunto para o marketing de conteúdo, encontramos marcas que confundem criar artigos ricos com “vender produto/serviço”. Investir em um blog não significa que todo o conteúdo deve ser sobre o seu produto e serviço. A ideia de manter um blog atualizado é entregar conteúdo de qualidade, informativo e esclarecedor para os seus possíveis clientes.

Como o conteúdo de qualidade influencia a decisão das pessoas?

Ao fazer uma busca no Google, alguém encontra vários artigos sobre o tema procurado. O conteúdo de qualidade é lido, algumas vezes relido e faz com que a pessoa sinta vontade de conhecer mais o blog. Conhecendo mais o conteúdo, o interesse espontâneo pela marca pode surgir.

O conteúdo de qualidade gera confiança no leitor. Ele sente que quem o escreveu realmente é expert no assunto. Dessa forma, a marca responsável pelo blog ganha a credibilidade merecida e consequentemente aumenta as suas vendas.
Imagine a seguinte situação, a marca de maquiagem x decide criar um blog para falar sobre beleza. Com artigos variados, ela se mostra confiante naquilo que o faz: produzir maquiagens. Não há necessidade de falar a cada paragrafo do seu produto, mas sim introduzi-lo de forma sutil em meio a assuntos reais, que resolvem o problema da sua persona.
Continuando com o exemplo da maquiagem, como você deseja vender cílios postiços, se o seu público alvo sente dificuldade em aplicar o produto? É necessário ensinar, antes de vender. Se fossemos aplicar isso a estratégia do funil teríamos três artigos: como aplicar cílios postiços, tipos de cílios postiços e por fim conheça a linha de postiços da marca x! Veja que apenas no último texto introduzimos de forma direta o produto.

Como produzir um conteúdo de qualidade?

De bem com a escrita
Amar escrever! Esse deve ser o quesito principal para quem deseja produzir textos para blogs. Alguém que não é chegado na escrita, terá dificuldades em transmitir assuntos de forma coesa, objetiva e humana. Muitos textos na internet se tornam robóticos e as informações parecem não serem bem explicadas ou simplesmente não se concluírem. Por isso, a importância do escritor estar à vontade com esse trabalho. Escrever não é simplesmente jogar informações no papel (ou no Word), é na verdade levar conhecimento e ensinar os leitores.
O livro da escritora Ann Handley, Evebody Writes, mostra como todos nós podemos desenvolver essa paixão pela escrita, então se você precisa escrever e sente uma dificuldade essa dica de leitura pode te ajudar muito.
Pesquisar é fundamental
A pesquisa também é a parte essencial para o conteúdo de qualidade. Por meio dela, você consegue desenvolver melhor o texto e se inspirar. Mesmo que você seja expert no assunto, sempre pode ter algo a mais acrescentar. Até para deixar o seu conteúdo mais rico, você pode usar fontes, como estudos, dados, entrevistas e citações.
Gramática e ortografia andam juntas
Não poderíamos pular essa parte: o português. Você pode trabalhar há anos com textos, mas é sempre bom tirar dúvidas. Erros eventualmente acontecem, por isso é sempre bom revisar com bastante atenção e se manter atualizado com as mudanças gramaticais e ortográficas.

Conteúdo de qualidade e o SEO

O trabalho de produzir textos ricos deve estar alinhado com a estratégia de SEO. Além de criar algo de qualidade, você deve se preocupar com algumas regrinhas do SEO… mas esse assunto fica para a próxima, combinado? Para finalizar se você quer realmente ter resultado com o seu blog, a nossa dica é você investir em um especialista no assunto. Saiba mais!

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