O alcance orgânico no Facebook está diminuindo; saiba o que fazer

Atualmente o alcance orgânico no Facebook não passa de 2% para a maioria das publicações, segundo os dados da DMR. Além disso, mais de 50 milhões de empresas, de todos os portes, estão na rede social; e em média, cada uma publica ao menos uma vez ao dia na rede social.
Com tantos concorrentes e o alcance orgânico no Facebook diminuindo, pode até ser assustador para as marcas. Porém, o Facebook continua como uma das melhores redes sociais para conseguir engajamento e conquistar possíveis clientes. A solução é investir na criatividade e nos anúncios pagos.

O que fazer se o alcance orgânico no Facebook está diminuindo?

Convenhamos que boa parte da receita do Facebook são as publicações pagas, e por esse motivo a tendência é quanto mais investir em campanhas maior a chance de alcançar mais pessoas para a sua marca. Mas não é tudo sobre dinheiro, mesmo investindo é necessário publicar o conteúdo certo, o que terá o diferencial de outras publicações de marcas similares a sua.
Aqui no blog, não faltam artigos falando sobre como os hábitos dos consumidores mudaram, e como esses esperam muito mais das marcas do que só “vendas”. Em um momento como esse, o marketing de conteúdo se torna uma solução. Trabalhando para que as empresas conquistem leads e clientes por meio de conteúdo relevante e atrativo. Publicar produtos e serviços, sem levar algo a mais para o público, não é a melhor saída para atrair, principalmente se for de forma orgânica. Você pode falar do seu produto ou serviço, mas de uma forma sutil e criativa:

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Posted by MuscleTech Brasil on Monday, August 14, 2017

Trabalhe com imagens, que faça com que a pessoa realmente pare em sua publicação. As legendas também precisam ter informações consistentes ou algo que seja realmente interessante para o seu público. Nesse momento, você pode usar call to actions e links de conversões, mas as publicações em si não devem ser tão diretas.

Outras formas de conseguir um bom alcance

Outra forma de engajar, com publicações orgânicas ou não, é por meio do vídeo. Segundo a pesquisa da Socialbakers, é possível chegar a um alcance orgânico médio de 8,7% com esse recurso – imagina qual seria o alcance se você impulsionasse.
É legal alternar publicações orgânicas com pagas, se possível invista mais nas pagas. Elas geram mais alcance, ainda mais com essa queda nas orgânicas. Você não precisa fazer um investimento alto em cada publicação, separe um valor para as publicações que você vê mais retorno, e deixe as orgânicas para publicações mais casuais.
E aí, o que você pretende fazer com o alcance orgânico no Facebook diminuindo? Comente!
 

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