Quatro em cada 10 adolescentes não conseguem passar um dia sem usar o celular, segundo a pesquisa da YouGov. Se você convive com eles, já deve ter previsto esse resultado, afinal eles nunca largam dos seus smartphones. Os nascidos nesse milênio foram inseridos na tecnologia desde cedo, e agora são “reféns” dela.
Os jovens nascidos nos anos de 1990, também são acostumados ao meio digital, mas foram descobrindo aos poucos, passaram da internet discada até chegar a possibilidade de usar a rede móvel. Hoje, crianças com menos de 12 anos já ganham seus primeiros smartphones e têm acesso a internet. Para ter uma ideia, a pesquisa da eMarketer afirma que 78,9% dos adolescentes entre 12 e 17 anos utilizam celulares.
Por que adolescentes não conseguem passar um dia sem usar o celular?
Pais e familiares que se perguntam “O que tanto esse menino faz nesse celular? ”, a resposta está nas redes sociais. Eles sentem a necessidade de estarem conectados e mostrarem o seu dia a dia no Snapchat ou Instagram. Essas plataformas que estimulam a interação por meio de fotos e vídeos ganham mais força para esses novos usuários, enquanto o Facebook é deixado de lado – já falamos sobre esses dados em outro artigo.
O relatório da eMarketer mostra que 70,8% dos adolescentes nos Estados Unidos usaram redes sociais pelo menos uma vez por mês este ano. Esse uso frequente é natural para a idade, mas deve ser supervisionado e controlado pelos pais.
Isso faz com que eles sejam uma das faixas etárias mais ativas nessas mídias, e também se tornem influenciadores para novos recursos, e até mesmo possíveis redes sociais que devem surgir. Além disso, marcas focadas em jovens devem mais do que nunca estar presentes nos ambientes digitais que esses frequentam. Vale investir em estratégias para o Instagram e seu recurso Stories, que inclusive ganhou recentemente a versão para a web.
Saiba mais sobre marketing de conteúdo para redes sociais!