1º de abril, o “Dia da Mentira”, é comemorado em diversos países ao redor do mundo. Nos últimos anos, a data também tem sido usada para divulgar ações inusitadas de marcas que entraram na brincadeira. Muitas viram oportunidades de gerar impacto, entreter e descontrair os clientes, e investiram para dar vida a algumas ideias criativas.
Com uma frequência cada vez maior, as brincadeiras de 1º de abril das empresas pelo mundo ficam marcadas na lembrança do público. Listamos abaixo três delas que exemplificam bem a maneira como as marcas descontraíram nos últimos anos.
3 brincadeiras do Dia da Mentira nos últimos anos
1 – Netflix – 2016


Os clientes brasileiros da Netflix se agitaram em 2016 no dia 1º de abril. O serviço de streaming “anunciou” que a série Game of Thrones, apelidada de “GoT” e produção do canal HBO, seria disponibilizada também no Netflix. No post, o link clicável levava para o primeiro episódio da série fictícia “Glauber, o Tijolo”, ou “GoT”. O post viralizou e virou case do Dia da Mentira.
2 – Microsoft – 2015


A Microsoft utilizou um antigo produto seu para provocar seu público no Dia da Mentira. A empresa anunciou o lançamento de uma versão do MS-DOS, sistema operacional que era utilizado para execução de comandos nos computadores, para Windows Phone. A diferença, neste caso, é que o app realmente era de verdade, apesar de ser lançado como uma brincadeira no 1º de abril. Alguns comandos do celular realmente eram executados também pela versão do MS-DOS.
3 – Linkedin – 2014


A rede social para contatos profissionais também entrou na onda do Dia da Mentira. Em 2014, o Linkedin divulgou ao público o LinkedIn CYMK (Cats You May Know, em português, gatos que você pode conhecer). A brincadeira foi criada mostrando perfis de gatos que podiam interagir com outros da mesma espécie e “profissões”. No link que levaria para o LinkedIn CYMK, o usuário dava de cara com a página de 1º de Abril na Wikipedia.
E a sua empresa, já pensou em usar essa estratégia? Vale sempre lembrar que é preciso ser honesto com os clientes. Ou seja, promover uma ação de marketing que não dê espaço para interpretações erradas, usando humor para descontrair e deixar claro que tudo não passa de uma brincadeira de 1º de abril.