Como criar uma campanha de Natal usando o ChatGPT

campanha de Natal

O Natal, a data mais lucrativa do ano, está chegando e você ainda não sabe o que fazer para aproveitar este momento e aumentar as suas vendas?

Agora, com a entrada em definitivo da Inteligência Artificial no marketing digital, você pode criar soluções rápidas, que antigamente demorariam horas para serem implementadas.

Antes de mais nada, é importante citar que o ChatGPT é uma ferramenta que vai te auxiliar em muito no processo de criação de qualquer tarefa. Porém, é necessário dar a ele o máximo de informações possível, com o máximo de precisão, para que o resultado seja satisfatório.

Outras duas ferramentas que você vai precisar para criar a sua campanha são o Canva (para criação de artes), o Business Suite do Meta (para agendar e impulsionar seus posts) e o Trello (para organizar seu trabalho).

Começando o trabalho com o ChatGPT

A primeira etapa é acessar o ChatGPT por esse link e criar a sua conta. Recomendamos que você use a sua conta no Google para criar a sua no ChatGPT.

Agora, você vai inserir as informações da sua campanha. É fundamental, colocar o máximo de informação possível, como falamos acima. E elas devem ser passadas numa ordem, para que a Inteligência Artificial consiga reproduzir com precisão o que você deseja.

Utilize o modelo abaixo como referência:

Preciso de um plano de ação para uma campanha de redes sociais para o meu negócio (especifique qual) direcionada ao Natal. Esta campanha vai de (cite as datas de início e fim). Considere que (cite o produto ou serviço que será o protagonista da campanha) e que o meu público alvo está em (região).

E assim o ChatGPT vai criar para você o plano de ação, com todas os passos.

Caso você precise de mais detalhes sobre algum dos passos, ou se for necessário inserir novas informações, você pode dar sequência na ‘conversa’ com ele, digitando outros comandos, como por exemplo “Seja mais específico no passo (X)” ou “Considere que o meu negócio fica em São Paulo e a minha campanha também vai envolver a minha loja física”.

Próximo passo

Agora que você já tem todo o mapa da sua campanha, hora de tirar do papel. Você vai criar um quadro no Trello para fazer a divisão de cada etapa do processo da sua campanha, considerando tempo gasto, recursos a serem utilizados e departamentos a serem envolvidos.

Pronto, a sua campanha está criada!

O que você imaginava que poderia levar horas para ser decidido, foi solucionada em menos de uma hora, com toda a campanha criada. Agora, basta que você faça a criação das artes definidas no Canva e o agendamento das postagens no Business Suite.

Um outro detalhe é que você pode (e deve) utilizar o próprio ChatGPT para a criação das legendas dos seus posts. Como falamos, seus comandos devem ser sempre sucintos e ajuda no desenvolvimento das suas ideias se forem aplicados todos na mesma conversa, assim a Inteligência cria a linha de pensamento entre todas as mensagens trocadas.

Segue abaixo um modelo:

Preciso de uma legenda para os posts no Instagram referentes a esta campanha. Considere que serão todos em formato feed estático, com legendas de curtos parágrafos, destacando os meus produtos, os descontos especiais de Dia das Mães e principalmente os benefícios dos meus produtos. Inclua chamada para ação de Hashtags.

Anota isso!

Sempre que você estiver em dúvidas sobre o direcionamento que deve dar a uma campanha, um post, uma legenda ou um e-mail marketing, a solução que a Inteligência Artificial traz é criar alternativas num curtíssimo espaço tempo.

E quando falamos em Inteligência Artificial, não estamos falando somente do ChatGPT. Ele é somente uma das ferramentas. Existem inúmeras outras para facilitar seu trabalho, que você pode consultar a todo momento nesse link.

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