Essa novidade no Instagram vai te fazer ganhar dinheiro com a plataforma, através dos conteúdos que você posta. A Assinatura do Instagram, que foi lançada nos EUA há cerca de um ano, agora está se expandindo para 10 países, incluindo o Brasil, como informou o CEO do Instagram, Adam Mosseri, na sua conta oficial.
A assinatura é mais uma medida do Instagram para incentivar os seus criadores de conteúdo e fazer com que eles permaneçam na plataforma, como fez o YouTube, com os recursos de “Seja Membro” e “Super Chat”.
Como vai funcionar a Assinatura do Instagram
Assim como o Meta Verified, a Assinatura do Instagram está sendo disponibilizada gradualmente no Brasil, para contas configuradas como “Criador de Conteúdo” e que sigam as Políticas de Monetização do Instagram e as Diretrizes da Comunidade.
Todo o conteúdo que for disponibilizado para os assinantes também precisa seguir algumas diretrizes para que o usuário possa monetizar com ele. Por exemplo, não valerão posts de sorteio e Ads. O Instagram vai priorizar conteúdos originais dos criadores, preferencialmente fotos e vídeos sem looping.
Para identificar se a sua conta já pode criar uma assinatura, você deverá acessar o seu Painel Profissional. O botão “Configurar Assinatura” aparecerá na seção “Próximas Etapas”.
Uma vez que a sua conta já estiver apta para criar uma Assinatura, você vai finalizar a configuração, inserindo seus dados pessoais e bancários para pagamento. Assim que os seus ganhos chegarem a 25 dólares, você será remunerado mensalmente pelos ganhos do mês anterior.
Você poderá definir um valor mensal entre 99 centavos e 99 reais. E para divulgar a sua Assinatura do Instagram, você poderá criar um vídeo promocional, explicando o que os seus seguidores vão encontrar no seu perfil, e um vídeo de boas vindas, saudando seus novos assinantes.
Os conteúdos exclusivos não se limitam a posts (foto, carrossel e reels) no feed. Stories, destaques e canais de transmissão também poderão ser criados exclusivamente para seu público assinante.
Entenda os benefícios da Assinatura do Instagram
Um fator importante que você deve enfatizar nos seus vídeos é a relação de benefícios que os seus seguidores terão, ao entrar na sua assinatura do Instagram. Vamos listar aqui:
Selo de Assinante
A primeira recompensa é um selo exclusivo ao lado de seus nomes de usuário, indicando seu status como assinantes, como faz o YouTube com os membros do canal.
Conteúdo Exclusivo
Um dos principais, senão o principal, atrativos do programa de assinaturas é o acesso a conteúdo exclusivo. Os assinantes têm a chance de desfrutar de postagens, histórias e até mesmo vídeos que não são disponibilizados para o público geral. Isso cria um senso de exclusividade e faz com que os assinantes se sintam valorizados, incentivando-os a continuar apoiando o criador.
Canal Social e Canal de Transmissão
Os criadores de conteúdo que participam do programa podem oferecer benefícios adicionais, como acesso a um canal social exclusivo ou até mesmo a transmissões ao vivo restritas somente aos assinantes. Esses canais proporcionam um ambiente mais íntimo e interativo, onde os assinantes podem se conectar de maneira mais próxima com o criador.
Presentes durante as Lives
Outra característica interessante do programa de assinaturas do Instagram é a possibilidade de enviar presentes durante as transmissões ao vivo. Os assinantes têm a opção de enviar presentes virtuais, que podem ser comprados com moedas do Instagram. Esses presentes são uma forma de apoiar o criador durante as lives e demonstrar o apreço pelo conteúdo fornecido.
Conheça as melhores práticas do Programa de Assinatura do Instagram
Logo na primeira semana de atividades, é importante você abastecer sua conta de conteúdo exclusivo, para que seus novos assinantes tenham o que consumir após terem feito o pagamento.
Além disso, você poderá colocar as seguintes ações em prática:
- Postar uma prévia do seu conteúdo pago no feed
- Criar vídeos promocionais e de boas vindas, como falamos acima
- Utilizar os canais de comunicação para manter contato com seus assinantes
- Criar um planejamento de postagens
- Usar as enquetes para saber o que seus assinantes querem ver
Assim que tivermos novas informações sobre a assinatura do Instagram, vamos atualizar este texto. Salve nos seus favoritos para não perder nenhuma novidade!