Quais são as suas expectativas para a sua empresa esse ano? Acredito que altas. Se você deseja crescer, atrair mais clientes, ganhar visibilidade… é melhor você investir em Marketing Digital em 2018.
O marketing digital está relacionado com estratégias que visam atrair mais pessoas para a sua marca através dos meios digitais. Ele é importante para aumentar as vendas, melhorar o reconhecimento da marca, segmentar precisamente o público e mensurar os resultados para aprimorar a estratégia de forma contínua.
Já entendi que ele é bom, mas “por que” eu devo investir em Marketing Digital em 2018?
Bom, vamos lá! Mais de 50% da população brasileira está conectada. Isso significa que há boas chances dos seus clientes estarem por lá, dando uma checada no Facebook ou pesquisando algo no Google.
Fora isso, já falamos muito aqui como o processo de compras mudou. As pessoas procuram produtos e serviços online, pesquisam muito sobre a sua marca e seus concorrentes antes da decisão final e seguem páginas nas redes sociais em busca de uma conexão maior com as marcas.
Com tudo isso, o Marketing Digital chega para ajudar a sua empresa nessa selva tecnológica chamada internet. Você aprimora o seu conteúdo no blog e redes sociais (sim, o marketing digital está atrelando ao de conteúdo), passa a se tornar visível nos meios digitais, usa os anúncios ao seu favor, se torna um dos primeiros na busca do Google, etc. Ainda não está convencido? Então continua lendo que temos bons motivos para você investir em marketing digital em 2018.
O público-alvo que você precisa
No marketing digital se trabalha com o conceito de persona, ou seja, encontrar características próximas de quem seriam os clientes ideais para a sua empresa. Assim é mais fácil desenvolver estratégias que atingem exatamente esse público.
Com essas informações, você também consegue criar segmentações em publicações patrocinadas nas redes sociais e nos anúncios AdWords.
Eles já sabem onde te encontrar
Hoje, quando as pessoas estão interessadas em algum produto ou serviço, elas vão atrás de todas as informações possíveis. Seguindo a Jornada do Consumidor, elas pesquisam se realmente precisam daquilo, qual empresa é a melhor opção e finalmente chegam a decisão final.
Se você está nos meios digitais, esses interessados no seu produto ou serviço consegue extrair todas essas informações. Caso contrário, provavelmente irão decidir pelo seu concorrente, já que não conseguem saber nada sobre o seu produto ou serviço.
Para se tornar querido
Você já foi encontrado pelas pessoas certas, agora é hora de criar um vínculo com elas. Usando aquelas informações sobre a persona, que falamos acima, você pode desenvolver conteúdo relevante para gerar engajamento. Tudo isso faz com que os consumidores passem realmente a gostar da sua marca e possam divulgá-la para outras pessoas.
Se torne referência
Com o tempo, a sua marca passa a ser reconhecida e ganha notoriedade sobre o assunto que você aborda. Por exemplo, você vende maquiagens, se você falar com propriedade sobre isso nas redes sociais e no blog, aos poucos vai se tornar uma referência nesse segmento.
Entenda as suas necessidades em cada momento
A mensuração é uma das partes mais importantes para a sua estratégia. Por ela, você consegue entender o que está dando certo e o que está dando errado. Dessa forma, você sabe no que deve investir em cada momento, quais mudanças devem ser feitas, etc.
Lembrando também que na internet as mudanças são mais rápidas. A mensuração ajuda a não ficar insistindo em algo que não dá mais resultado.
Mais barato do que você imagina
Em relação ao valor, o marketing digital é flexível. Claro, que para fazer uma estratégia completa o orçamento é maior, mas começar com as redes sociais pode ser bem acessível. Vale lembrar que anúncios em mídias tradicionais são mais caros e não garantem tanto a entrega para o público certo.
Posição boa nos buscadores
Há uma piada na internet que diz: “se você não está na primeira página do Google, você não existe”. Apesar de ser uma brincadeira, faz muito sentido.
A maioria das pessoas não passam da primeira página dos buscadores. Para estar em primeiro lugar, você precisa manter um blog atualizado e com conteúdo de qualidade. Fora trabalhar bem o SEO, esse otimizador que faz toda a diferença para o seu site ser bem ranqueado pelo Google.
E aí, vai ser render ao marketing digital em 2018? Fala com a gente, que explicamos melhor como aplicar essa estratégia na sua empresa.