[vc_row][vc_column][vc_column_text]Apesar da ascensão das redes sociais, o blog continua a ser uma ótima ferramenta para o marketing de conteúdo. Por meio dele, você consegue gerar tráfego, e consequentemente, leads para o seu site; usando os tipos de conteúdo certos e relevantes você os torna clientes da sua marca.
Começar um blog não é tarefa fácil para as empresas, principalmente por pensarem que o espaço é somente para falar dos seus produtos, quando na verdade tem a missão de educar e criar uma ligação entre consumidores e marcas. Para te ajudar nessa missão, selecionamos alguns temas e formatos para você usar no seu blog!
Notícias
Esse tipo de conteúdo vale para todos os segmentos. Aqui na MVP Comunicação, ficamos por dentro das notícias sobre redes sociais e marketing, e sempre que tem novidade fazemos um artigo para informar nossos leitores.
Publicar notícias é uma forma de mostrar que você acompanha e está atualizado nos assuntos. A marca passa mais credibilidade e relevância com esse tipo de conteúdo. A dica é seguir todos os portais que falam sobre algo relevante para a sua empresa.
Listas
Buzzfeed não é um sucesso por mero a caso. Todos nós adoramos listas!
Crie listas com dicas, sugestões, e até de humor. Uma agência de viagem pode criar “7 destinos para conhecer no Brasil” ou algo mais humorístico “6 situações que todo mundo passa quando conhece um novo país”.
O melhor é que criar uma lista é muito simples, e pode ser mais atrativa do que um texto corrido, não deixando a leitura cansativa.
Infográficos
Apesar do blog remeter a artigos, você pode fugir do mesmo e trazer formatos diferentes, como é o caso do infográfico, que reúne imagens e informações. Esse tipo de conteúdo deve ser mais elaborado, e trazer pesquisas, tendências ou algo que seja relevante.
Você pode pesquisar alguns modelos no Pinterest e se inspirar, além do mais quando o seu infográfico estiver pronto você pode compartilhar nessa rede social e direcionar a imagem para o blog.
Vídeos
Mais um formato diversificado, o vídeo é ótimo para entrevistas (logo chegaremos nesse tópico), participações em eventos, explicação de assuntos, etc.
Dependendo do tipo de vídeo, por exemplo se for um explicativo, você pode até pensar em construir em formato de animação.
Mesmo dando um pouco mais de trabalho, vídeos são excelentes para você publicar. Por conta do tempo que demanda, você pode pensar em publicar uma vez por mês esse tipo de conteúdo.
Produtos e serviços
Falar o tempo todo do seu produto ou serviço especificamente não é legal. Porém, você pode citar eles para explicar como funciona, como usar e até mesmo apresentar alguma novidade.
Imagine que você possua uma marca de maquiagem e lançou um novo batom, é legal usar o blog para falar sobre esse produto e ressaltar os seus diferenciais.
Como fazer
Na internet, as pessoas adoram aprender a fazer algo, seja uma receita ou até mesmo um móvel. Dependendo do seu segmento, você pode apresentar esses tipos de conteúdo e pode usar o formato de vídeo para isso.
Seguindo o mesmo exemplo da marca de maquiagem, você pode ensinar a fazer uma maquiagem que é tendência ou um truque para cuidar da pele.
Entrevistas
Entrevistas são interessantes, e podem ser feitas com pessoas da sua própria empresa. Se quiser algo mais elaborado, pode chamar personalidades, e dependendo do setor até influenciadores. De qualquer modo, busque pessoas relevantes e que sigam o assunto do blog, sem perder o foco.
Cases
Esse tipo de conteúdo é a prova viva que seu produto ou serviço realmente funciona. Mostre o quanto a vida de pessoa x melhorou depois que começou a usar o seu produto, ou como aquela empresa cresceu depois que investiu em seu serviço.
As pessoas passam a se identificar com os problemas apresentados, e sentem que podem superar assim como aqueles que obtiveram sucesso – graças a sua marca.
Pesquisas
Assim como as notícias, sempre há novos relatórios e dados sobre o mercado que você atua, e vale divulgar isso para o seu público. As pesquisas podem ser usadas para mostrar como o seu serviço ou produto realmente está funcionando. Também vale para apresentar tendências e mostrar o crescimento dessas.
Para deixar essas informações mais atrativas, vale criar um infográfico com ilustrações ou até uma animação curta.
Há muitos outros tipos de conteúdo que você pode aplicar no seu blog, esses são os principais para você começar. Qual conteúdo você acha mais interessante para a sua empresa? E como irá aplicar isso na sua estratégia?[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” el_class=”bg-cinza padding-section-x2 margin-section-top-x2″][vc_column width=”1/2″ el_class=”chamada-newsletter”][ra_latest_posts style=”default” post_type=”post” posts_per_page=”1″ orderby=”rand” offset=”1″ el_class=”chamada-newsletter”][/vc_column][vc_column width=”1/2″ el_class=”chamada-newsletter-form”][vc_custom_heading text=”Quer receber mais conteúdos como esse?” font_container=”tag:h4|text_align:left|color:%230b4eeb” use_theme_fonts=”yes” el_class=”peso700″][vc_row_inner][vc_column_inner][ra_cf7 style=”s22″ id=”4″ btn=””][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]