O estudo Mobile Metrics Refresh, desenvolvido pelo Adobe Insights (ADI), trouxe boas notícias para as empresas. 77% do tráfego online em smartphones vem de buscas orgânicas; e 61% do tráfego online vem de buscas do Google via smartphone.
A pesquisa foi realizada com 400 sites ou aplicativos de empresas norte-americanas de grande porte, nos segmentos de notícias, mídia, entretenimento, automotivo, viagem, seguro, varejo, e até mesmo bancos e investimentos.
Desde 2015, quando iniciou o levantamento, os dados mostram que os consumidores preferem a experiência das pesquisas orgânicas a anúncios. Apesar disso, para quem trabalha no varejo a maioria do tráfego vem de links patrocinados.
Segundo Douglas Montalvao, diretor de soluções e costumer success da Adobe para a América Latina, “os dados refletem que, em pesquisas orgânicas, os consumidores encontram uma experiência superior a transmitidas via anúncios pagos”.
Tráfego online vem de buscas do Google via smartphone; é preciso investir em sites responsivos
Além de trabalhar o SEO para estar em uma boa posição no Google, as marcas necessitam investir em sites responsivos, que levem ao usuário uma navegabilidade melhor em dispositivos móveis. Segundo a pesquisa, boa parte das visitas vem de smartphones (41%) e tablets (8%).
Por fim, a Mobile Metrics Refresh demonstra que, desde 2016, aplicativos para smartphones sofreram uma queda de 22% e 49% para tablets. Aplicativos são eficazes quando levam algo a mais para os usuários, como jogos ou novas experiências, que difere do site da empresa. “Os aplicativos precisam, de fato, fazer sentido para a entrega de experiências relevantes”, conclui Douglas Montalvao.
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