Ferramenta obrigatória de todo designer, o Photoshop é sem dúvida o software mais importante do dia a dia para quem trabalha nessa área. Seja para editar imagem, corrigir fotografias, criar artes e designs de sites, por exemplo. Por isso, conhecer todas as funções que o Photoshop recebe em cada atualização, como o Photoshop Artboards, é importantíssimo.
Além de incluir melhorias no funcionamento, sempre há novidades que ajudam no trabalho de um designer. Uma dessas novidades que ajudam (e muito) um designer é a possibilidade de criar Artboards (pranchetas).
[/vc_column_text][vc_empty_space height=”20px”][vc_single_image source=”external_link” external_img_size=”640×360″ alignment=”center” custom_src=”https://media.giphy.com/media/3ohzdWMJgGfVBdtN4Y/giphy.gif” caption=”criando uma artboard personalizada”][vc_column_text]
A ferramenta foi lançada originalmente na versão do Photoshop CC 2015 e melhorada no Photoshop CC 2017. Atualmente, as pranchetas facilitam muito para quem trabalha com vários arquivos.
Conhecer todas as funções que o Photoshop recebe em cada atualização é importantíssimo.
Com as artboards é possível criar inúmeros espaços de design em um só arquivo de Photoshop, similar a área de trabalho do Illustrator.
Dica de Photoshop Artboards – O que dá pra fazer?
- Criar diferentes layouts de tamanhos em um só arquivo de Photoshop;
- Facilidade em criar designs para sites responsivos;
- Ter diferentes trabalhos em um só arquivo;
- Visualizar todo conteúdo já criado em uma única tela;
- Copiar facilmente o conteúdo de um artboard para outro;
- Exportar individualmente cada artboard, seja para um arquivo final (jpg, png) ou para um arquivo de Photoshop à parte.
Um exemplo do uso de artboard para designs de redes sociais é poder, em um único arquivo de Photoshop, criar avatar, capa e posts para um cliente. Assim se pode organizar melhor os documentos e otimizar o trabalho.
Na página de suporte da Adobe você consegue tirar maiores dúvidas no uso das artboards.