Por que investir em marketing de conteúdo

Por que investir em marketing de conteúdo

Saiba como o Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo, pode ajudar sua empresa a atrair, engajar e manter clientes para o seu negócio

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias na comunicação empresarial, uma técnica que foca em criar valor, relevância e consistência para atrair e fidelizar clientes. Content Marketing é sobre conteúdo rico e de qualidade que converte os consumidores em embaixadores de marca e, claro, em compradores. 

A ideia de oferecer um produto ou serviço sem se preocupar com o que o público-alvo busca e precisa não é mais uma estratégia efetiva. É aí que entra o marketing de conteúdo, uma estratégia de comunicação que foca se sobressair em meio ao mar de ofertas, propagandas e conteúdos disponíveis atualmente. 

Empresas que buscam crescimento e solidificação no mercado, encontram no marketing de conteúdo uma ferramenta eficaz, qualificada e econômica. Quando se trata de conversão de vendas através de uma clientela fidelizada e que veste a camisa da organização, content marketing é o caminho a seguir. 

O que é marketing de conteúdo

De maneira simplificada, marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação que visa criar e veicular conteúdo relevante para a vida do público-alvo, prevendo e suprindo as suas necessidades. O content marketing é um dos braços mais importantes do inbound marketing ou marketing de atração. É sobre oferecer ao público o que ele quer e precisa e não aquilo que a empresa  julga importante sobre o seu produto ou serviço.

Um dos primeiros e grandes exemplos dessa prática é a John Deere. Em 1895, a empresa era líder no segmento de máquinas agrícolas dos Estados Unidos e lançou a primeira edição da revista “The Furrow”. O título, que existe até hoje, se especializou em assuntos ligados à agricultura e oferecia conteúdo qualificado a um público interessado e que também era o consumidor final da John Deere. Ao invés de empurrar anúncios, a marca optou por criar no público-alvo um senso de confiança e qualidade. Educando o público e o mercado ao mesmo tempo que influenciava a compra de seus produtos, a John Deere se consolidou no mercado e aumentou suas vendas e presença de marca. 

Desde então, a prática do marketing de conteúdo só cresceu e se desenvolveu. Hoje, 90% das marcas ativas no mercado adotam o marketing de conteúdo como estratégia, chegando a representar mais de 25% de seus orçamentos.  Conteúdo útil é o pilar do content marketing e 78% dos especialistas acreditam que essa estratégia é o futuro da comunicação empresarial. 

Falar de assuntos relacionados ao nicho de mercado em que se atua, oferecendo dicas, soluções e informação qualificada gera aumento de vendas, diminui custos e cria lealdade a marcas e produtos. Marketing de conteúdo não é sobre o que a empresa faz e/ou oferece, mas sobre o que o cliente precisa. 

A vantagens 

As pesquisas indicam que cerca de 90% do conteúdo presente na internet não é original, isso significa que o marketing de conteúdo otimiza ranqueamento, alcance e visibilidade para as empresas. Além disso, o retorno do investimento para marketing de conteúdo pode ser fenomenal se executado corretamente. 

Independentemente da estratégia de marketing escolhida, o marketing de conteúdo deve ser parte desse processo, não algo separado. Conteúdo de qualidade faz parte de todas as formas de marketing e traz muitas vantagens:

1 – Divulgação de marca – Aqui, o marketing de conteúdo pode ter papel importante para ajudar sua marca a ser reconhecida no mercado. Com isso, aumentar o número de seguidores em blogs ou redes sociais, por exemplo, é o primeiro passo para aumentar a exposição e, consequentemente, vendas.

2 – Engajamento – O tão falado engajamento acontece quando a proximidade com o público chega a um nível quase pessoal. Por conseguir atingir a audiência de diversas formas, o marketing de conteúdo tem uma grande capacidade de engajar. Para utilizá-lo de maneira assertiva, deve-se estudar canais como mídias sociais, blogs, newsletters ou vídeos,

3 – Geração de leads – Os leads são nada mais do que os contatos de alguma pessoa ou organização que demonstra interesse em um serviço ou produto. O marketing de conteúdo pode ajudar a gerar leads altamente qualificados, que podem se transformar em potenciais clientes no futuro.

4 – Retenção de clientes – Além de atrair possíveis clientes, o marketing de conteúdo pode também ajudar a reter sua freguesia. Seja por uma simples newsletter enviada ou uma matéria com dicas relevantes no blog, por exemplo. 

5 – Valorização da sua área de atuação – O marketing de conteúdo tem a capacidade de mostrar para o público a importância de sua área de atuação. Com dados, posts, matérias, infográficos, listas, entre outros tipos de materiais, você pode ressaltar seu serviço ou produto.

Onde usar marketing de conteúdo 

O bom conteúdo não foca em vendas, mas sim em trazer benefícios para quem o consome, a conversão é apenas uma consequência do marketing de conteúdo bem feito. Se o público busca e consome um conteúdo organicamente, ele também vai escolher comprar de quem oferece de quem ele já conhece. 

Não é à toa que 70% dos profissionais de marketing B2B e 86% dos profissionais de marketing B2C optam por uma estratégia focada em marketing de conteúdo. Essa prática aumenta o brand awareness, atrai público, gera lucro e fideliza clientes. E não para por aí, o marketing de conteúdo gera seis vezes mais engajamento, tem um custo 62% menor e resulta em quatro vezes mais leads orgânicos. Blogs com SEO, por exemplo, chegam a converter 61% das pesquisas realizadas em vendas. 

Existem diversas maneiras de aplicar marketing de conteúdo em uma estratégia de comunicação. É necessário, claro,  ajustar a estratégia de inbound ao propósito desejado e analisar como produzir o melhor conteúdo encurtar o caminho e realizar a conversão:

  • Infográficos;
  • Guias;
  • Webinars;
  • Artigos;
  • E-books;
  • Novidades;
  • Pesquisas;
  • Entrevistas;
  • Cases de sucesso;
  • Vídeo;
  • Podcast.

E aí, já está convencido de que precisa do Content Marketing para alavancar o seu negócio? Clique aqui e acesse nossa página do serviço para saber mais e solicitar um orçamento.

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Que tal uma consultoria sobre a sua marca no mundo digital?

agência MVP
online

E aí, como podemos te ajudar hoje? 😬

Somos especialistas em:
📢 Marketing Digital
🎯 Performance
💎 Criação & Design
💻 Web