Formatos de Conteúdo

Existem muitos formatos de conteúdo que podem ter impacto na sua estratégia de marketing digital. Entretanto, conhecer as utilidades de cada uma é essencial para a criação de um marketing efetivo.

Nesse artigo, vamos demonstrar como fazer uso de diferentes formatos de mídia dentro do seu marketing de conteúdo. Além disso, vamos demonstrar como estes conteúdos podem ajudar no seu funil de vendas.

Entretanto, é importante destacar que não falamos aqui de todos os formatos existentes de conteúdo. Afinal, eles são muitos e muitas vezes muito parecidos entre si. Falaremos apenas dos mais relevantes e que é essencial que você conheça.

Formatos de conteúdo escrito

Muitos dos principais formatos de conteúdo conhecidos na internet são focados na escrita. Isso acontece porque este formato de mídia costuma ocupar muito menos espaço que os demais, facilitando o carregamento e o armazenamento.

Além disso, é importante destacar como os formatos escritos de conteúdo são favorecidos nas pesquisas do Google. No fim das contas, este é o formato básico para os conteúdos.

Artigos de blog

Os artigos de blog são a base do marketing de conteúdo. Afinal, é possível entregar a partir deles uma quantidade enorme de informações e atrair novos clientes.

Os artigos de blog são essenciais para um site bem posicionado no Google. Acima de tudo, porque este é o formato que pode responder as palavras-chave com maior eficiência e atacar as pesquisas corretas.

Por sua natureza ampla, os artigos de blog podem ser adequadamente usados em todo o funil: tanto no topo quanto no meio ou fundo.

E-Book

O E-Book é o formato de material rico mais comum. Ainda assim, raramente é repetitivo o uso deste formato, já que existem muitas possibilidades, como guias ou checklists. Por fim, o E-book é também um formato com o qual a maioria das pessoas está familiarizada e se sente à vontade para trocar pelo seu e-mail.

Como é um material rico, o e-book é adequado para todas as etapas do funil. Entretanto, costuma ser mais efetivo no meio ou no fundo do funil de vendas.

Newsletter

A Newsletter é um formato escrito que chega diretamente no e-mail do público com regularidade. Como resultado, é um formato que permite a entrega de informações dentro de uma linha editorial permanente.

A newsletter pode ser usada para atrair os clientes que a assinam para ler os artigos de blog, baixar os e-books ou mesmo para atrair pessoas para promoções.

Da mesma forma que os formatos citados acima, a newsletter é eficiente para todas as etapas do funil. Entretanto, costuma ser melhor trabalhada no topo.

E-mail Marketing

E-mail marketing é um termo abrangente que fala de todos os usos que o marketing pode ter para o correio eletrônico. Entretanto, aqui estamos falando apenas do uso de e-mail marketing para entrega de conteúdo.

Neste uso específico do e-mail marketing, a ideia é que o conteúdo esteja dentro do próprio e-mail. Este formato pode ser usado em automações de marketing como transigência entre a entrega de um e-book e uma oferta de produto ou de outro material rico.

Portanto, este formato de conteúdo é útil em todas as etapas, especialmente na transição do topo para o meio, do meio para o fundo ou do fundo para a conversão.

Estudos de Caso

Os estudos de caso são páginas, normalmente com caráter escrito ou multimídia, que buscam demonstrar como determinados clientes de um negócio solucionaram seus problemas com uso de produtos.

A utilização de estudos de caso no marketing digital é basicamente focada no fundo do funil. Portanto, é um formato de conteúdo que deve ser entregue apenas no momento certo.

Formatos de conteúdo em vídeo

Um queridinho do marketing digital atual é o conteúdo em vídeo. Acima de tudo porque o público tem uma forte preferência por conteúdos que são entregues desta forma.

A seguir, explicamos potenciais formatos de conteúdo em vídeo para uso no seu marketing digital.

Webinars

Os webinars são o principal formato de material rico em vídeo. Em suma, são conteúdos em vídeo que buscam ensinar sobre um determinado assunto que é da competência da marca.

Por exemplo: uma consultoria de marketing digital poderia fazer um webinar sobre uso de inbound marketing em startups.

Pela sua natureza como um material rico, o que temos aqui é um formato muito útil para todas as etapas do funil.

Tutoriais

Tutoriais são semelhantes aos webinars, com a diferença de serem normalmente publicados em mídias sociais ou no YouTuber. Assim, funcionam para a captação de novos clientes.

Por serem uma ferramenta basicamente para o topo do funil, costumam apresentar dicas pais práticas e diretas.

Vídeo em Mídias Sociais

Os vídeos em Mídias Sociais não são exatamente um formato de conteúdo, mas podemos considerá-los como essencial na entrega de conteúdo. Afinal, eles são o formato de mídia mais consumido da atualidade.

Para um bom uso de vídeo em mídias sociais no seu conteúdo, tente sempre entregar informação ou entretenimento através do vídeo que vai publicar. Lembre-se que este formato pode ser usado em todo o funil de vendas, mas que no fundo de funil ele costuma ser menos efetivo.

Formatos de conteúdo visual

Além dos formatos escritos e dos em vídeos, temos também os conteúdos visuais. Este formato é focado na apresentação de conteúdo através de imagens estáticas. Portanto, é um formato mais limitado do que o em vídeo.

Entretanto, o conteúdo visual tem sua utilidade, já que permite uma compreensão mais ágil das informações do que o escrito, porém com um custo de produção menor que os vídeos.

Infográficos

Os infográficos são, basicamente, o formato de conteúdo em imagem estática que melhor entrega informações. Portanto, são essenciais para uso em mídias sociais.

Um infográfico deve conter informações resumidas através de imagens e gráficos. Portanto, é importante que se foque em planejar bem como a informação será entregue.

Pelo seu caráter informativo e publicação em redes sociais, costuma ser melhor para uso no topo ou meio do funil.

Fotos

Nem todas as fotos entregam conteúdo. Entretanto, basta que uma foto entregue informações relevantes ou entretenimento para que ela se torne conteúdo.

São excelentes para publicações regulares, que vão ajudando a manter a marca na mente do público. Portanto, são consideradas conteúdos de topo ou meio de funil.

Formatos de conteúdo auditivos

Existem muitos formatos de conteúdo auditivos que são úteis para o público. Entretanto, apenas um deles é importante o suficiente para que seja essencial conhecê-lo.

A seguir, explicamos melhor qual é este formato e como usá-lo no seu marketing digital.

Podcasts

Os podcasts são um formato de mídia que cresce muito. Além disso, muitas marcas já descobriram a eficiência do podcast para se estabelecerem como uma referência em seus setores.

Por exemplo: se sua marca de roupas tem um podcast sobre estilo, tendências e dicas práticas de moda, então provavelmente será vista pela audiência como uma referência no assunto.

Da mesma forma, qualquer marca pode se posicionar como principal referência no setor através de um podcast.

A publicação de um podcast funciona, ao mesmo tempo, em todas as etapas do funil. Entretanto, o custo de produção é alto e depende de uma boa divulgação e outras ferramentas de marketing para seu uso adequado.

Conclusão

Assim como existem muitos formatos de conteúdo, existem muitos usos para cada um deles. Ao criar uma estratégia de marketing digital, tome cuidado para usar aquelas que tem mais relação com o momento da sua empresa.

Se você não sabe quais formatos estão mais adequados ao momento que sua empresa vive, que tal conversar conosco para entender um pouco melhor esta questão? Entre em contato agora mesmo.

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Que tal uma consultoria sobre a sua marca no mundo digital?

agência MVP
online

E aí, como podemos te ajudar hoje? 😬

Somos especialistas em:
📢 Marketing Digital
🎯 Performance
💎 Criação & Design
💻 Web