Fanpage de Facebook: elas ainda são úteis em 2021?

Fanpage de Facebook: elas ainda são úteis em 2021?

A fanpage do Facebook é uma das ferramentas mais exploradas em estratégias de marketing digital.

É comum vermos por aí pessoas falando que o Facebook está em decadência, mas essa ainda é uma gigante das redes sociais e os números provam isso.

Para você ter uma ideia, dá uma olhada nesses dados:

  • O Facebook é a rede social com maior número de usuários do mundo: são mais de 1 bilhão de contas registradas e 2.7 bilhões de usuários ativos todo mês;
  • O Brasil foi o 4º país com mais usuários ativos no Facebook durante a quarentena, segundo dados do Cuponation, com 120 milhões de pessoas na rede social diariamente;
  • Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 39% dos brasileiros entram no Facebook várias vezes ao dia e 82% segue alguma empresa.

Já deu para perceber que ter uma fanpage no Facebook pode trazer muitos resultados positivos para a empresa, não é mesmo? E se você estiver se perguntando se ainda vale a pena ter uma fanpage no Facebook, a resposta é: sim!

Para te ajudar a explorar essa ferramenta da melhor forma possível, confira a seguir algumas características da fanpage e como inseri-la em suas estratégias de marketing digital.

O que é a fanpage do Facebook

Também conhecida simplesmente como “página”, a fanpage do Facebook é um recurso voltado para empresas, marcas, blogs, pessoas públicas, filmes, séries, eventos, etc.

Diferentemente da conta pessoal onde é possível adicionar amigos, a fanpage permite curtidas e seguidores, além de outras ferramentas úteis para esse tipo de página.

O lado bom da fanpage é que não existe um limite para curtidas e quantidade de seguidores, enquanto na conta pessoal é possível ter apenas 5 mil amigos, número pequeno para quem quer ter uma página amplamente divulgada.

Vale lembrar que utilizar páginas pessoais para divulgação de marcas vai contra os termos e diretrizes do Facebook. Por isso, vale a pena dar uma olhada na política da rede social antes de elaborar sua estratégia de marketing, e optar pela fanpage ao invés da conta pessoal.  

A fanpage do Facebook também oferece funcionalidades como:

  • Possibilidade de impulsionar posts, aumentando a visibilidade e o alcance do conteúdo;
  • Relatório de estatísticas para acompanhar o desempenho das ações, útil para saber se as estratégias estão dando certo ou não.

Estratégias de marketing digital para sua fanpage do Facebook

Marketing de conteúdo

Criar conteúdo especificamente para consumidores da sua marca sem que isso tenha qualquer tipo de relação com o marketing tradicional.

Essa é uma das principais técnicas do marketing de conteúdo: desenvolver uma ligação com sua audiência, solucionar problemas, oferecer alternativas, explicar detalhes sobre seu produto ou serviço, mas de forma natural e não forçada.

Ao entrar na fanpage do Facebook da sua empresa, o cliente vai ter vontade de conhecer mais sobre e o que você oferece ao invés de se sentir invadido e forçado a comprar alguma coisa logo de cara.

E você deve estar se perguntando: “Mas investir em texto na fanpage do Facebook é uma boa ideia?”

É verdade que fotos e vídeos são mais atraentes para os usuários, e até mesmo mais práticos, mas através do texto é possível ser mais detalhado e chamar a atenção da audiência por mais tempo.

E quanto mais tempo seus seguidores ficarem na sua página, melhor!

Comunicação visual

Por mais que o texto seja fundamental nas estratégias de marketing para sua fanpage do Facebook, às vezes uma imagem vale mais do que mil palavras.

Imagens atrativas conseguem prender a atenção do usuário quase que automaticamente. É que nós olhamos a imagem antes de prestarmos atenção em outros detalhes, como o texto, por exemplo.

Além disso, nem sempre seus seguidores estão com tempo ou disposição para ler um texto longo.

Nesse caso, vídeos também são um ótimo recurso para completar as estratégias de marketing. É interessante ter uma linguagem simples e objetiva para “falar a língua” da audiência.

Interaja com a audiência

A fanpage do Facebook não serve apenas para os seguidores acompanharem as últimas novidades e curiosidades da marca.

A interação com a audiência é parte fundamental de qualquer empresa presente no mundo digital. Afinal, sem clientes fiéis a marca provavelmente não existiria, não é mesmo?

Vale lembrar que quando o assunto é interação não estamos falando apenas de curtir os comentários que os seguidores deixam na página. Comente de volta com alguma resposta interessante, surpreenda sua audiência!

A fanpage do Facebook da sua empresa não pode ser um boletim onde só uma pessoa fala (você). A experiência também precisa ser constantemente interessante para os usuários.

A importância da persona: você conhece a sua?

Lembre-se: é preciso criar uma identificação com a audiência, e isso só é possível quando você sabe com quem está falando.

Por isso, antes de definir qualquer estratégia de marketing digital para a fanpage da sua empresa é preciso descobrir quem é sua persona, isto é, quem é seu cliente ideal.

E não, “mulher, 35 anos, solteira, independente financeiramente” não é suficiente para definir sua persona. É algo um pouco mais complexo do que isso.

O que é a persona

A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.

Para compreender quem é sua persona é preciso se amparar em dados de comportamento, compra, características demográficas, profissionais, entre outros aspectos importantes.

E o que isso tem a ver com a fanpage do Facebook da sua empresa? Tudo!

Sem ter uma persona definida as estratégias de marketing digital ficam bagunçadas e não fazem sentido.

Suponha que sua persona é uma mulher, diretora de uma multinacional, com pouco tempo livre. Ela procura serviços que otimizam ainda mais seu tempo e está disposta a pagar um preço acima da média para ser bem atendida.

Olha só como a persona é muito mais específica na hora de te ajudar a estruturar a fanpage do Facebook da sua marca: sua persona já não tem tempo livre na agenda, não faz sentido o foco da sua página ser textos longos, não é mesmo?

Com a persona definida, as estratégias de marketing digital já estão um passo de serem concretizadas.

Tenha um planejamento bem definido

Agora que você já sabe quem é sua persona é só começar a postar o máximo possível na sua fanpage do Facebook, né? Calma, as coisas não são bem assim!

Outra funcionalidade bacana das fanpages é que elas mostram os horários de pico registrados na página, ou seja, em quais momentos do dia a audiência interage mais com a empresa.

Assim, é possível agendar as postagens para os horários de maior interação para garantir que eles serão vistos.

Mas se você ainda não possui uma fanpage no Facebook não tente fazer as coisas de forma aleatória! Sabe quem pode te ajudar? Sua persona!

O cliente ideal dá um norte sobre os principais tópicos a serem abordados, que tipo de linguagem e qual conteúdo usar, além de auxiliar na hora do planejamento.

Além disso, estar nas principais redes sociais utilizadas pela sua audiência é fundamental para ter sucesso com suas ações no ambiente digital.

Estar no lugar certo e na hora certa, mesmo que virtualmente, dá mais resultado do que investir nas redes sociais do momento que talvez nem sejam tão importantes assim para sua persona.

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