Conteúdo Evergreen: o que é e como utilizar?

Conteúdo Evergreen: o que é e como utilizar?

O Conteúdo Evergreen é um dos tipos de marketing de conteúdo mais importantes para qualquer site de negócios. Ainda assim, poucas pessoas sabem fazer uso desta ferramenta tão importante para o posicionamento das marcas na internet.

Neste artigo, iremos te ajudar a entender melhor o que é o Conteúdo Evergreen, sua importância para o SEO do site e como identificar e criar um texto deste tipo.

Vem com a gente!

O que é Conteúdo Evergreen?

Conteúdo Evergreen são páginas e artigos de blog localizados em seu site que tratam de assuntos sobre sua área de atuação que estão sempre em alta. Por exemplo: se sua empresa vende seguros, o seguro automotivo sem dúvida vai ser um assunto sempre em alta.

Para identificar um Conteúdo Evergreen, você pode fazer uso de ferramentas de análise de tráfego de buscas. Isto será abordado mais abaixo neste artigo.

A origem do nome “Evergreen” vem do termo em inglês que significa “sempre verde”. Ou seja, é uma comparação com plantas que estão sempre vivas e bonitas. Existe um outro nome usado algumas vezes com o mesmo significado: “conteúdo perene”.

É importante entender que o Conteúdo Evergreen começa com a seleção de Tópicos Evergreen, que estão sempre gerando procura pelo público. Não adianta tentar forçar um tópico que não possui interesse do seu público.

Qual a importância do Conteúdo Evergreen?

Existem muitas utilidades para conteúdos deste tipo. Entretanto, todas elas estão conectadas ao posicionamento do artigo evergreen e do site da marca nas pesquisas do Google.

Abaixo listamos alguns tópicos que explicam como o Conteúdo Evergreen influencia nessas posições de pesquisa.

Potencial para ganhar links

O Conteúdo Evergreen já parte do princípio que o tópico abordado possui constante procura nos mecanismos de busca. Portanto existe um interesse prévio no assunto. Ao entregar conteúdo de valor sobre o assunto, existe uma boa chance de que seu artigo será usado como referência no assunto.

Ou seja: as páginas de conteúdo perene tem uma grande utilidade na hora de fazer o link building do seu site e trazer autoridade. Isto também significa que conteúdos deste tipo ajudam a trazer autoridade para todo o site.

Ajuda na conversão

O conteúdo perene, quando bem feito e focado na entrega de muita informação, ajuda também na conversão de novos clientes. Isto acontece por causa do princípio de reciprocidade.

O princípio de reciprocidade, muito importante no marketing digital, diz que os seres humanos são propensos a entregar algo de volta quando recebem uma ajuda.

Por conta disso, um Conteúdo Evergreen de qualidade não deve apenas abordar o assunto sem aprofundamento. Pelo contrário: é preciso entregar informações e auxiliar o público a resolver problemas que possa estar tendo.

Atração de visitantes a partir do Google

Como já falamos anteriormente, os tópicos evergreen são sempre aqueles que tem uma constante presença nas buscas do Google. Por conta disso, artigos e páginas feitas para abordar esse assunto que se posicionem na primeira página das pesquisas irão trazer tráfego constantemente para o site.

A importância do tráfego no site é enorme. Afinal de contas, este continua sendo o principal fator na hora de determinar sua posição nas pesquisas do Google. Assim sendo, é importante trabalhar bem os hiperlinks para que o tráfego que chega na página evergreen se espalhe por todo o site.

Segmentação de clientes

A segmentação de clientes é uma vantagem secundária que pode ser obtida por um Conteúdo Evergreen bem posicionado. Sobretudo, é importante contar com uma seleção bem feita de tópicos para garantir que as pessoas chegando ao seu site tem interesse no que você oferece.

Portanto, é importante que você não pense apenas em selecionar tópicos que possuem alto tráfego, mas também na relação com seus produtos. O conteúdo deve ser pensado como parte de uma Jornada de Compras.

Identificando Tópicos

Como você já deve ter percebido, a identificação dos melhores tópicos Evergreen será essencial para a produção de conteúdos deste tipo. Entretanto, o processo de identificação é simples.

A seguir, descrevemos em dois simples passos a seleção das palavras-chave que serão abordadas nos Conteúdos Evergreen.

1. Palavras-chave com volume de busca

Primeiramente, é importante identificar quais tópicos possuem um volume de busca que justifica o esforço de fazer um conteúdo tão extenso quando o conteúdo perene.

Para identificação do volume de busca, é possível utilizar ferramentas relevantes e práticas:

De antemão, escreva num papel ou no bloco de notas do computador alguns termos relevantes para seu setor. Por exemplo: para um spa, essas palavras poderiam ser “massagem”, “dia de beleza”, “tratamento estético” e outras relacionadas.

O próximo passo é testar estas palavras nas ferramentas indicadas. Assim você saberá se estas palavras-chave possuem buscas no Google. Conforme você descartar algumas das palavras que não possuem buscas, terá uma noção melhor de como atrair o público para seu site.

2. Identifique a intenção de busca

Depois de reduzir a sua lista de palavras para que ela contenha apenas as que possuem volume de busca, é hora de descobrir se a intenção de busca destes termos está de acordo com seus objetivos.

A intenção de busca é um termo usado para identificar o que as pessoas estão procurando quando digitam um termo na barra de pesquisa. Por exemplo: se o seu spa oferece aulas de tênis, você pode pensar em usar o termo “tênis” para um Conteúdo Evergreen. Entretanto, uma rápida busca revela que este termo tem como intenção de busca a compra de sapatos do tipo tênis e portanto deve ser descartada da sua lista.

Criando Conteúdo Evergreen

Para que a sua estratégia de marketing de conteúdo funcione, o seu conteúdo perene precisa ser bem feito. Portanto, não basta acertar sobre o que falar, já que é ainda mais importante que você fale bem do assunto.

A criação de um Conteúdo Evergreen precisa levar em conta o quão disputado os termos costumam ser. Por isso é essencial estudar a concorrência nas palavras-chave e se preparar para superá-la.

Conteúdo 10x ou Skyscraper?

Existem duas “táticas” muito semelhantes que podem ajudar na hora de pensar no seu conteúdo perene. Primeiramente, temos o Conteúdo 10x, um conceito criado pelo fundador da Moz, Rand Fishkin. Em segunda lugar, temos a técnica Skyscraper, criada pelo fundador da Backlinko, Brian Dean.

O Conteúdo 10x é uma ideia muito simples: faça um conteúdo dez vezes melhor do que o melhor conteúdo disponível sobre o assunto. Sobretudo, isso significa entregar mais informação, de uma forma mais compreensível. Além disso, existem algumas formas de estar acima dos concorrentes:

  • Aborde mais tópicos relevantes sobre o assunto;
  • Explique o assunto de forma mais prática;
  • Organize a informação em formato multimídia;
  • Dê exemplos que obtiveram os resultados que o público espera ter;
  • Faça um design mais atrativo;
  • Entreviste mais especialistas no assunto.

O Conteúdo 10x pode ser feito em qualquer mídia, seja texto, vídeo, infográfico, podcast ou o que você quiser. Enquanto isso, a técnica Skyscraper é focada totalmente em produção de artigos e páginas para site.

A ideia por trás do Skyscraper é pegar um artigo concorrente que está bem posicionado e produzir uma página ainda melhor sobre o assunto. Além disso, esta técnica também exige que você tente aumentar o alcance do seu texto com pedidos de backlink e disparos para uma base de e-mail.

Acertando a linguagem do seu Conteúdo Evergreen

Para que o Conteúdo Evergreen funcione bem, é importante que ele tenha uma linguagem atemporal. Portanto, você deve evitar situar o texto em um momento exato.

Na prática, isso quer dizer evitar termos como “no ano passado”, “no mês de Novembro” e outros semelhantes. Além disso, é importante evitar falar de assuntos que ficam datados rapidamente, como séries de televisão e filmes recentes ou notícias que serão facilmente esquecidas.

Mantendo o conteúdo vivo

Mesmo com seu texto evitando uma linguagem que possa o deixar datado, o texto pode envelhecer com facilidade se você o abandonar após publicado.

Todo Conteúdo Evergreen exige um pouco de manutenção regular que busque manter as informações atualizadas. Afinal de contas, existe a possibilidade de que as afirmações contidas nele deixem de ser verdadeiras.

Além disso, a atualização regular do seu conteúdo perene pode ajudar no SEO. Isso porque o Google entende que textos que são alterados regularmente são mais atualizados e favorece um pouco esse tipo de conteúdo.

Investindo na divulgação do Conteúdo Evergreen

Independente se você optou ou não pelo uso da técnica Skyscraper, que citamos acima, é sempre importante pensar na divulgação do seu Conteúdo Evergreen.

A divulgação significa, basicamente, aumentar o alcance que o texto terá. Portanto, ele terá uma quantidade de visitas maior verificada pelo Google, o que ajudará a melhorar os resultados e subir para a primeira página.

Existem muitos métodos potenciais de divulgação, mas um dos mais eficientes continua sendo o e-mail marketing. Além disso, é sempre interessante fazer uso das mídias sociais para atingir o público.

Conclusão

Os Conteúdos Evergreen dificilmente serão, sozinhos, a solução para posicionar seu site no primeiro lugar das pesquisas. Entretanto, eles são uma parte muito importante desse processo.

Diversos “gurus” do marketing e empresas que oferecem soluções de SEO apontam para os conteúdos perenes como uma parte essencial de estratégias de Inbound Marketing e de conhecimento de marca.

Para acertar na criação de Conteúdo Evergreen, é sempre interessante consultar especialistas em marketing digital, especialmente em profissionais de conteúdo.

Gostaria de contar com a ajuda de especialistas para criar uma estratégia de conteúdo e SEO para o seu site? Então entre em contato agora agora mesmo conosco por este link.

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