Como os stories do Instagram podem aumentar a sua brand awareness e impulsionar a conversão de vendas

Como os stories do Instagram podem aumentar a sua brand awareness e impulsionar a conversão de vendas

Descubra como usar o stories do Instagram para gerar mais engajamento e brand awareness para sua empresa

Sem dúvida alguma você já ouviu falar no stories do Instagram. Embora stories nas redes sociais não seja algo novo, à medida que mais plataformas adicionam esse recurso a seus aplicativos, é importante que as empresas entendam como usá-los de maneira adequada a seu favor. Isso não só oferece um caminho inteiramente novo para alcançar o público- alvo, mas também dá espaço a criatividade, já que o conteúdo não precisa ser tão polido quanto no feed.

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o Instagram é uma plataforma fantástica para se conectar ao público e aumentar o reconhecimento da marca. Mas construir sua marca no Instagram exige mais do que apenas criar um perfil. Para tirar o máximo proveito do rolo compressor que é essa plataforma, você deve considerar a utilização de todas as ferramentas que o Instagram tem a oferecer. Uma das ferramentas mais poderosas que a rede tem em seu arsenal é o stories do Instagram. 

A ferramenta stories  é muito mais do que pequenos vídeos engraçados, é uma janela para brand awareness e engajamento. O stories do Instagram é uma das melhores maneiras de aumentar o envolvimento, de criar uma conversa com o público, de de entender o seu retorno nas redes e até mesmo de impulsionar as vendas. 

O que é o stories do Instagram

Os stories surgiram na rede social Snapchat, mas em 2016 o Instagram adicionou o recurso a sua plataforma. Desde então a ferramenta se espalhou para quase todas as outras mídias sociais e ganhou popularidade.  Essencialmente, são conteúdos em formato vertical, normalmente com duração de 10 a 15 segundos. A maior característica dos stories é que eles são temporários. Na maioria das plataformas, eles duram apenas 24 horas, embora o Instagram dê aos usuários a opção de salvar certas histórias em seus destaques para que os usuários as vejam repetidamente.

Com mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente, o stories do Instagram é uma oportunidade inegavelmente poderosa para se conectar com novos públicos. Enquanto o conteúdo do feed é cuidadosamente curado e selecionado, os stories são mais espontâneos e orgânicos. Para as marcas, isso também significa ter seu conteúdo automaticamente disponível na tela dos usuários sem precisar competir com o que foi publicado antes.

Os stories do Instagram são uma  oportunidade para construir o brand awareness da sua marca e se conectar com seu público em um nível mais profundo. Além disso, com o crescimento do uso das plataformas de mídia social para pesquisa e compra, os stories são uma ótima maneira para mostrar, de forma criativa e espontânea, a cultura e os serviços da sua empresa.  

Stories e Brand Awareness 

A gente sabe que a primeira coisa que você faz depois que acorda é pegar o celular e checar suas redes sociais. Esse comportamento não é só seu, 8 a cada 10 pessoas checam o instagram mesmo antes de levantar da cama. O usuário médio da Internet passa cerca de 2 horas e 22 minutos do dia  compartilhando, comentando, postando e consumindo conteúdo  nas redes sociais, de acordo com um relatório do GWI. Com mais de 1 bilhão de usuários dedicando uma parte significativa de seu dia ao Instagram, é exatamente importante que as marcas estejam presentes e ativas na plataforma.

O stories do Instagram é o ápice do marketing em tempo real, um conceito que ajuda as empresas a atingir seu público-alvo nos momentos certos. Conteúdos como lives de lançamento ajudam o  público a ter uma experiência melhor e se conectar com sua marca. A ferramenta também é o espaço para criar conteúdos ricos e mais envolventes com stickers, enquetes, música e outras opções divertidas para animar as postagens e incentivar os seguidores a interagir.

De acordo com o próprio Instagram, meio milhão de pessoas usam o stories todos os dias. Desses usuários 58% tem mais interesse em uma marca ou produto após interagir com um stories do Instagram. 45% usam o stories para pesquisar tendências e reviews, enquanto 50% acessam o site através de links nos stories e efetuam a compra

Os Stories preenchem toda a tela do dispositivo móvel, oferecendo às empresas uma visualização imersiva e menos dispersiva. Usar isso para expressar a criatividade da marca e inspirar interesse e ação ao longo da jornada do cliente é também favorecer o algoritmo do Instagram. O modelo atual do algoritmo exibe o conteúdo com base nos interesses específicos dos usuários, isso significa que a plataforma ajuda a identificar os clientes em potencial. Brand awareness é sobre reconhecimento de marca, e nada melhor do que criar conteúdo útil que será diretamente compartilhado para quem se interessa por ele. Um dos pontos fortes do stories do Instagram para o reconhecimento de marca é que o conteúdo é mais valorizado do que a embalagem, ou seja, menos investimento em design e fotografia, e mais foco em estratégia de marketing.

O objetivo de usar o stories do Instagram para aprimorar o conhecimento da marca é um tripé: 

  1. Engajamento: Utilize ferramentas de engajamento, como enquetes e adesivos de perguntas para incentivar os usuários a interagir com a conta;
  2. Seguidores: use hashtags, geo tags e @ menções para aumentar as chances de as pessoas encontrarem a sua marca quando estiverem procurando por coisas específicas;
  3. Fidelização: Faça pesquisas com seu público sobre o conteúdo que eles gostariam de ver e entregue a eles conteúdo útil. Os seguidores que se sentem ouvidos e compreendidos têm maior probabilidade de investir em seu negócio.

O stories do Instagram possibilita às empresas interagir com seus clientes e desenvolver relacionamentos autênticos. Como resultado, as marcas podem obter feedback de seu público e melhorar a qualidade dos serviços ou produtos e fidelizar os clientes. O stories também é uma excelente forma de lançar novos produtos. As empresas podem criar campanhas verticais de pré-lançamento em Histórias e falar diretamente com os clientes sobre o que são seus novos produtos ou serviços e como isso os beneficiará. Isso ajuda a direcionar o tráfego para o site ou coletar leads.

Dicas para stories do Instagram

Os stories são a ferramenta número 1 do aplicativo Instagram, tornando-as a maneira perfeita de manter sua marca em destaque, não importa o que o algoritmo do Instagram esteja fazendo no momento. Além disso, uma vez que sua natureza de curto prazo leva a um conteúdo mais improvisado e com curadoria menos exata, eles são uma grande fonte de conteúdo que pode ser executada paralelamente às mensagens de marca da sua rede, ao mesmo tempo que trazem uma perspectiva única. Para isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar a construir uma boa estratégia de marketing.

Humanize-se 

Empresas que conseguem dar a seus clientes um senso de conexão pessoal sempre saem na frente. O Stories é a plataforma visual perfeita para construir o engajamento do público a esse respeito. Cada empresa precisa ser capaz de se conectar com seus clientes existentes e potenciais como um amigo. Para construir confiança e credibilidade, sua marca precisa se tornar familiar e identificável. A presença online da sua marca e a cultura da sua empresa devem ser consideradas confiáveis, honestas e consistentes

Deixe seu nome visível

Nós já falamos sobre a importância do reconhecimento de marca. O stories é o jeito ideal para apresentar sua marca a novos públicos. No entanto, para garantir que você realmente tenha um alto recall do anúncio, o nome de sua marca deve estar claramente visível. Não tenha medo de centralizar o nome da marca, o nome da sua empresa deve estar em destaque e na tela por tempo suficiente para causar impacto. 

Crie conteúdo único

No stories do Instagram, o maior engajamento será sempre com quem oferece conteúdo útil. O que vende é o senso de pertencimento e a solução de problemas.  Encontre uma forma de conversar com o público e convidar os usuários para esse diálogo. Menos “Compre esse produto” e mais “Olha como esse produto me ajudou nessa questão”. 

Seja versátil 

Se você está promovendo uma variedade de produtos, experimente imagens de estilo de vida, filmagens de produtos ao ar livre, clipes de vídeo curtos de 10 segundos e assim por diante. Repetir o mesmo estilo continuamente tornará seu perfil enfadonho, reduzindo o engajamento. Com conteúdo versátil e novas imagens todos os dias, você pode fazer com que o mesmo produto tenha uma aparência diferente e única ao longo do tempo.

Use as ferramentas 

Os stories do Instagram vêm com uma série de ferramentas e filtros diferentes, como Hyperlapse, Rewind, Boomerang, Hands-Free, Superzoom, tags, marcação e muito mais. Com esses recursos inovadores, você pode facilmente ser mais criativo com seu perfil e ajudar o algoritmo a dar aquele boost que você precisa. 

Conte uma história

A parte mais importante dos stories do Instagram são as próprias histórias. As histórias nos conectam, tanto na vida real quanto com nosso público online. Os stories  oferecem às marcas a oportunidade única de contar suas próprias histórias e cultivar relacionamentos positivos. Quando você se relaciona com o seu público em um nível humano, você promove uma ligação real entre a empresa e o seu público. Pense nos stories do Instagram como oportunidades para continuar a construir sua marca. 

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