Banco de Imagens gratuito: conheça os melhores

Banco de Imagens gratuito: conheça os melhores

Na hora de escolher uma foto para ilustrar seu conteúdo é sempre bom poder contar com um banco de imagens gratuito.

Além de caprichar no texto, o uso de imagens é um ótimo recurso para completar a comunicação.

Essa etapa do processo criativo faz parte da rotina de 74% dos profissionais que trabalham com produção de conteúdo e utilizam imagens nas suas estratégias de marketing, segundo dados do Hubspot.

Mas pegar uma imagem diretamente do Google ou de qualquer outro buscador nem sempre é uma boa ideia já que essa prática pode gerar uso indevido de imagens.

Daí a importância de recorrer ao banco de imagens gratuito: você pode usar à vontade sem pagar nada por isso e sem ter que se preocupar com a cobrança de direitos autorais.

Mas não se preocupe! O fato de as imagens serem gratuitas não significa que a qualidade é ruim, pelo contrário.

Conheça a seguir um pouco mais dessa ferramenta e como ela pode otimizar o trabalho da sua equipe.

Banco de imagens gratuito: o que é e como utilizar

É possível recorrer ao banco de imagens gratuito para qualquer coisa, desde uma simples apresentação no trabalho até na composição das estratégias de marketing para os clientes.

São inúmeros sites que disponibilizam fotos de todos os tipos voltadas para diferentes áreas: negócios, arte, família, animais, tecnologia, jogos, natureza, papéis de parede, entre muitas outras opções.

A maioria dos bancos de imagens gratuitos são segmentados, facilitando a busca do usuário. Assim, você pode entrar diretamente na área do seu interesse e encontrar automaticamente as imagens que mais têm a ver com seu projeto.

Além de ser acessível, as imagens dessas plataformas possuem alta qualidade, fator indispensável na entrega de um bom trabalho.

Por mais que sejam gratuitos, alguns bancos de imagens pedem que o usuário faça um cadastro para continuar acessando o site, enquanto outros exigem os créditos ao autor da foto. Como isso pode ser um pouquinho mais trabalhoso, para quem precisa de mais eficiência o ideal é apostar no banco de imagens gratuito e sem restrições para download!

Vantagens de utilizar banco de imagens

É mais econômico: ao invés de investir na produção das suas próprias imagens, você pode encontrar o que precisa de forma rápida, gratuita, e sem nenhum tipo de restrição;

É intuitivo: algumas plataformas são segmentadas, facilitando a busca pela imagem ideal;

Prende a atenção do leitor com mais facilidade: uma boa imagem tem o poder de “chamar” o espectador para seu conteúdo, gerando mais interesse ao longo do texto;

Deixa seu trabalho mais completo: o banco de imagens gratuito é um ótimo recurso para ilustrar seu conteúdo e também para transmitir sua mensagem com mais clareza. 

10 bancos de imagens gratuitos para começar a usar agora mesmo 

A seguir, separamos 10 exemplos de bancos de imagens gratuitos para você conhecer e encontrar as melhores imagens para completar seu trabalho. Confira:

1) Pixabay

Um dos bancos de imagens mais conhecidos por produtores de conteúdo, o Pixabay possui uma variedade completa de imagens de alta qualidade para todo tipo de projeto.

O site oferece uma versão em português, mas a pesquisa pode ser mais assertiva em inglês. O download das imagens é gratuito e os créditos não são obrigatórios.

Além das imagens, é possível encontrar ilustrações, vetores, vídeos, músicas e efeitos sonoros.

Clique aqui para acessar o Pixabay.

2) Freepik

Com esse banco de imagens gratuito é possível especificar a busca, escolhendo entre fotos, vetores, ícones ou PSDs (formato Photoshop).

Além das imagens gratuitas, o site também oferece conteúdos pagos na conta Premium.

Ao clicar na foto, é indicado para o usuário o tipo de licença da imagem. Geralmente, a atribuição de créditos é necessária apenas para fins comerciais.

Clique aqui para acessar o Freepik.

3) Flickr

O que começou como uma espécie de rede social para armazenar e compartilhar fotos se tornou um dos principais bancos de imagens gratuitos do mercado.

O Flickr possui uma infinidade de fotos gratuitas de alta qualidade para diversos tipos de projetos.

Algumas fotos exigem a indicação dos direitos autorais, mas se você quiser ter acesso a imagens que não precisam de créditos é só especificar essa característica na hora da pesquisa.

Clique aqui para acessar o Flickr.

4) Nappy

Se você digitar “empreendedor” na maioria dos bancos de dados disponíveis na internet provavelmente vão aparecer imagens de homens brancos como sinônimo de liderança.

Apesar de ser um exemplo específico, esse padrão super ultrapassado ainda é muito presente na sociedade, mas para quem está em busca de diversidade e inclusão racial, o Nappy é o banco de imagens gratuito ideal.

São muitas fotos em alta resolução de pessoas negras em diversas situações do cotidiano feitas para empresas, agências, startups e qualquer outra pessoa que queira criar um conteúdo com mais representatividade.

Clique aqui para acessar o Nappy.

5) Burst

Desenvolvido pela Shopify, o Burst oferece mil imagens gratuitas de alta qualidade e sem direitos autorais para você usar como quiser.

É possível fazer o download de uma única imagem ou de uma coleção inteira.

As fotos são divididas em categorias, facilitando a busca e tornando seu trabalho mais eficiente.

Clique aqui para acessar o Burst.

6) Startup Stock Photos

Fotos gratuitos e de alta qualidade para startups, blogs, peças publicitárias, designers, criadores de conteúdo e qualquer outra pessoa que precisa de um banco de imagens gratuito.

O site não exige créditos nas fotos, mas a plataforma não possui ferramenta de busca, fazendo com que o usuário tenha que procurar imagem por imagem.

Clique aqui para acessar o Startup Stock Photos.

7) Unsplash

Um dos sites mais intuitivos para encontrar imagens de alta qualidade, o Unsplash divide as fotos por categoria e também indica outras fotos que podem fazer sentido para seu projeto.

É possível fazer o download gratuito em diversos tamanhos sem a necessidade de indicar os créditos da imagem.

Clique aqui para acessar o Unsplash.

8) Pexels

Um banco de imagens completo para ajudar designers, criadores de conteúdo, publicitários e qualquer pessoa que esteja em busca de fotos ou vídeos para agregar no trabalho.

Todas as imagens são gratuitas e sem direitos autorais.

Clique aqui para acessar o Pexels.

9) Canva

Você provavelmente já conhece o Canva como uma ótima plataforma de design intuitivo, certo?

Mas outro grande atrativo do site é seu banco de imagens gratuito completamente integrado com as outras ferramentas de edição. Basta escolher sua imagem favorita e inserir no seu template!

Vale lembrar que para ter acesso às imagens é necessário fazer o cadastro no site, o processo é feito de forma gratuita.

Clique aqui para acessar o Canva.

10) Tem Que Ter

Para fechar com chave de ouro essa lista, indicamos o Tem Que Ter, primeiro banco de imagens gratuito brasileiro totalmente focado na representatividade LGBTQIA+.

Já que a inclusão e a diversidade ainda são temas que não ocupam lugar de destaque em peças de publicidade e marketing, o objetivo da iniciativa é trazer esse questionamento para o mercado e dar visibilidade para a comunidade.

Clique aqui para acessar o Tem Que Ter.

Será que uma foto de alta qualidade não é o que falta para seu trabalho ser mais atrativo?

Agora que você já conhece os principais bancos de imagens gratuitos disponíveis na internet vai ficar mais fácil de completar seu trabalho, entregando um material de valor para os clientes.

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Que tal uma consultoria sobre a sua marca no mundo digital?

agência MVP
online

E aí, como podemos te ajudar hoje? 😬

Somos especialistas em:
📢 Marketing Digital
🎯 Performance
💎 Criação & Design
💻 Web