A sua empresa precisa de Tik Tok? – Engajamento e conversão na rede social do que mais cresce

A sua empresa precisa de Tik Tok? – Engajamento e conversão na rede social do que mais cresce

Entenda porque levar a sua marca para o Tik Tok é importante e conheça as vantagens oferecidas pela plataforma

Em 2021, é quase impossível ser parte integrante da sociedade e não ter ouvido falar no app Tik Tok. Esse aplicativo, que até 2019 era conhecido por ser uma plataforma para adolescentes, cresceu e cativou o coração e o tempo de muita gente. Isso  significa também um impacto significativo no mercado e em como as empresas promovem sua marca nas redes sociais.   

O Tik Tok é conhecido por ser uma comunidade criativa e altamente engajada. Quer seja um vídeo de desafio, um trend  ou um anúncio In-feed, o conteúdo em toda plataforma – até mesmo publicidade – parece orgânico e real. O TikTok representa um novo jeito de fazer publicidade nas redes sociais, e está mudando a forma como as marcas anunciam. Para as marcas, isso abre uma janela de oportunidade inteiramente nova para criar conteúdo que conversa diretamente com as pessoas, e para convidar a comunidade a participar ativamente dessa conversa.

O Tik Tok é a plataforma que mais cresce no mundo e pelo jeito veio para ficar. É por isso que todas as marcas – independentemente do público-alvo – devem explorar a plataforma e pensar sobre como ela pode se integrar em sua estratégia de mídia social no futuro.

Quem é o Tik Tok

O TikTok começou como um aplicativo de música focado na sincronização labial, ou seja, dublagem e o chamado lip sync. Ele rapidamente evoluiu para um plataforma de dança, com influenciadores ágeis criando coreografias exclusivas e simplificadas para musicais populares. Hoje, o Tik Tok é uma plataforma para todo tipo de conteúdo, desde desafios de dança viral, comédia, política, música, tutoriais, dicas e especialmente coisas aleatórias. A plataforma é um universo de autenticidade extrema, ideias brilhantes, criatividade e perspectivas únicas. É o que torna a plataforma tão divertida – e também desafiadora para as marcas.

É um espaço totalmente pensado em vídeo – e não estamos falando de vídeos com alta produção que tantos anunciantes estão acostumados. É focado em vídeos de baixa produção e alto conceito que podem ser criados e consumidos rapidamente. Resumindo – é tudo uma questão de entretenimento e envolvimento. Tik Tok representa uma tela criativa inteiramente nova para marcas, com uma grande variedade de novas oportunidades de marketing. Os formatos da plataforma são diferentes, reais, autênticos e funcionam em conteúdo puro. Tik Tok é sobre expressão criativa nua e crua.

Sua natureza acelerada mantém os usuários envolvidos por períodos relativamente longos de tempo, com os usuários gastando em média 52 minutos por dia no aplicativo. Além disso, 90% de todos os usuários do Tik Tok acessam o aplicativo diariamente e são extremamente ativos. Com uma interface de usuário intuitiva para criadores, não é muito difícil entender quais músicas, danças e tendências gerais são populares, possibilitando aos profissionais de marketing na plataforma uma maneira simples de começar a criar.

O TikTok pode ser o aplicativo favorito da Geração Z, mas não é apenas para crianças. Se você está procurando alcançar um público entre 15 e 30 anos, ele também é para você, já que 43% dos usuários do app tem mais de 25 anos. Considerando que em 2020 o app foi baixado mais de 2 milhões de vezes, tem cerca de 800 milhões de usuários ativos mensalmente e é um dos termos mais buscados nas ferramentas de pesquisas, podemos dizer que atrair espectadores é o ponto forte da plataforma. Com o Tik Tok, a indústria de publicidade pode finalmente construir um ambiente mobile e sólido. Todos os vídeos podem ser criados com música, efeitos de áudio, locuções e outras reações, que as marcas pioneiras estão aprendendo a aproveitar ao máximo – explorando diferentes maneiras de combinar som e visual na plataforma.

O alcance 

O TikTok está disponível em mais de 150 países, tem mais de 1 bilhão de usuários, mais de 2 bilhões de downloads e mais de 130 milhões de usuários ativos somente no Brasil. Se o público-alvo de sua marca inclui qualquer pessoa entre 13 e 60 anos, você precisa ter uma estratégia para a plataforma. Não poderia haver melhor momento para investir em conteúdo de vídeo vertical para marca do que agora. O TikTok acabou de adicionar a capacidade de incluir links e URLs comerciais em seu perfil e vídeos. Portanto, não apenas o alcance orgânico da plataforma é enorme, mas você também pode direcionar um tráfego significativo para seu site. 

Tem pouco mais de um ano desde que o app lançou o Tik Tok for Business e desafiou as marcas com o seu: “Não faça anúncios, faça Tik Toks.” O mantra do TT Business não deve ser interpretado literalmente, o objetivo é incentivar os profissionais de marketing a abraçar a criatividade e criar conteúdos reais. O caminho para uma presença de marca efetiva no app é apresentar conteúdos que pareçam criados por usuários. Uma super produção se destacará imediatamente e provavelmente será ignorada. Já o conteúdo que parece fazer parte da comunidade, real e genuíno, desperta o interesse, gera conversa, engajamento e conversão.

A comunidade interage genuinamente com o conteúdo que entra, como atesta o grande número de comentários, compartilhamentos e cliques na plataforma. A taxa média de engajamento no TikTok é de incríveis 15,9%. Em uma pesquisa com 500 usuários do TikTok no Reino Unido, 54% das pessoas disseram que manterão o uso da plataforma nos próximos seis meses, enquanto 33% o aumentarão. O TikTok se tornou um lugar importante para os consumidores descobrirem as marcas. 79% das pessoas afirmam que descobriram novas marcas por meio do TikTok, enquanto 54% compraram um produto depois de vê-lo na plataforma.

Espera-se que em 2021 a plataforma gere cerca de 600 milhões de dólares em receita, quase inteiramente com publicidade. Até a Netflix já anunciou publicamente que o Tik Tok é um de seus  maiores concorrentes, além de ter fechado grandes contratos com criadores de destaques no app. O poder do Tik Tok para impulsionar as compras foi visto no início de 2021, quando os usuários americanos foram à loucura com o sorvete japonês mochi ‘Little Moons’ que teve suas vendas aumentadas em mais de 1.000%. Isso significa que as marcas não precisam gastar muito dinheiro para criar conteúdo impactante. A comunidade TikTok abraça a espontaneidade , a autenticidade e especialmente o conteúdo de qualidade. Além disso, a Geração Z e Millennial, especialmente, podem se tornar tão engajados e inspirados por uma campanha de marketing no TikTok, que construirão e lançarão seu próprio comercial para uma marca – de graça. 

A plataforma

A importância do TikTok para os profissionais de marketing não está apenas em seu futuro potencial de e-commerce. É uma das melhores plataformas para atingir um público de massa – a exemplo do que a televisão costumava ser. O conteúdo de maior sucesso no TikTok é sempre o mais real, que invariavelmente é feito por sua comunidade e criadores. Ao seguir as tendências de hashtags, filtros populares, sons, efeitos visuais, música e truques de edição, uma marca pode ver o que está conquistando os corações de seu público-alvo e usar o conjunto de ferramentas no aplicativo da TikTok para criar de acordo.

O TikTok não é uma experiência passiva, ele atrai as pessoas. Ao contrário dos anúncios de vídeo tradicionais sem som, aqui se utiliza o formato totalmente sonoro da plataforma ao máximo, maximizando a conexão e proporcionando um envolvimento superior. Para tornar isso mais fácil, a TikTok Commercial Music Library permite que as marcas acessem um conjunto de milhares de faixas pré-liberadas e livres de royalties provenientes de artistas emergentes e casas de música de primeira linha para usar em suas criações. As marcas que se dedicam ao potencial criativo do som no TikTok sempre colhem as recompensas.

  • Usuários apaixonados e altamente engajados
  • Experiência de vídeo vertical totalmente imersiva
  • Conheça a próxima geração
  • Obtenha um envolvimento único
  • Impulsione o crescimento exponencial
  • Alcance e cause impacto em novos públicos
  • Forme um envolvimento positivo e inclusivo
  • Impulsione as vendas e aumente o tráfego da web

As marcas são uma parte importante da experiência na plataforma. Quer seja começando trends, conectando comunidades ou trazendo consciência para iniciativas críticas de serviço público, as marcas estão criando públicos autênticos construídos com base no compartilhamento de experiências. Estão abraçando o espírito criativo e autêntico da rede e oferecendo aos usuários uma nova maneira de descobrir e se envolver com os produtos. O ponto importante aqui é explorar a plataforma e participar como qualquer outro membro da comunidade. Liberadas das restrições usuais de publicidade, as marcas podem começar com quase nada antes de aumentar seus gastos com publicidade. Aqui a criatividade é a ferramenta.

Anúncios no Tik Tok

A grande vantagem do TikTok não é apenas a chance de criar, mas a chance de descobrir – e ser encontrado. Com o TikTok For Business, o objetivo é fornecer aos profissionais de marketing as ferramentas a serem descobertas e se conectar com as comunidades mais amplas ao seu redor. É uma plataforma em crescimento com grande potencial de e-commerce, onde se pode construir uma Comunidade inclusiva e participativa que está aberta para novos produtos e marcas. 

O último Relatório de Reações de Mídia da Kantar classificou a TikTok como a nº 1 em equidade de anúncio. O que isto significa? O valor do anúncio mede a atitude e a preferência do público em relação aos anúncios em canais de mídia e marcas de mídia premium. Em outras palavras, as soluções de marca não são entregues apenas como “anúncios” para o público. Na verdade, o TikTok encabeça a lista de entrega de conteúdo de marca que realmente ressoa com os consumidores online.

Dentro do contexto geral a plataforma ainda é nova e mesmo com todo o entusiasmo em torno dela, há um baixo nível de saturação de anúncio. As marcas não precisam se preocupar se os usuários estão cansados de ver publicidade. Para os profissionais de marketing, a baixa saturação e a novidade também são vantagens. As marcas podem desfrutar da liberdade de criar suas próprias narrativas e personalidades no TikTok, assim como faria um usuário comum. É a chance de alcançar o público em seus próprios termos e espaço usando as ferramentas disponíveis: 

  1. Filtros e realidade aumentada 
  2. Reações
  3. Costura
  4. Transmissão ao vivo – Live
  5. Duetos
  6. Anúncios In-Feed
  7. Anúncios Top View
  8. Desafío de hashtag 
  9. Takeover de marca
  10. Efeitos com branding

O que acontece no Tik Tok é um efeito completamente único. Todos os dias, as pessoas participam ativamente das campanhas, construindo junto com elas e até criando seus próprios vídeos para marcas e produtos que amam. Um público cativado é o sonho de qualquer marca e, com as estatísticas destacando o quão viciante essa plataforma é para seus usuários, os benefícios são muitos. A realidade é que o Tik Tok é um grande mercado e para ter presença online é necessário entender o impacto da ferramenta.

Conclusão 

Graças a uma abordagem não convencional oferecida às marcas, o Tik Tok é um grande palco para criatividade e personificação. É menos formal do que o LinkedIn, menos meigo do que o Snapchat, demanda menos do que o Facebook ou Instagram e é mais visualmente atraente do que o Twitter, mas acima de tudo foca exclusivamente no tipo conteúdo: uma conta com zero seguidores pode obter milhões de visualizações em um  vídeo, graças à natureza viral do algoritmo. 

Contanto que o conteúdo seja cativante ao público, o envolvimento seguirá .Ter sucesso com o Tik Tok se resume a criar um conteúdo empolgante. Se os usuários assistirem e se envolverem com os vídeos, o  algoritmo distribuirá seu conteúdo para mais pessoas. Se tem algo que ficou claro aqui é que o futuro do marketing digital está no Tik Tok e ele já começou. Investir no branding da sua marca para a plataforma é garantir presença de mercado, conquistar novos mercados e fidelizar consumidores. 

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